Topo

Fórmula 1

Massa crava 2º melhor tempo e supera Alonso em estreia na Williams

Do UOL, em São Paulo

30/01/2014 14h10

Felipe Massa bateu o ex-companheiro de equipe, Fernando Alonso, em sua estreia na Williams, no terceiro dia de testes da Fórmula 1 no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.
O brasileiro conseguiu a marca de 1min23s700 nos últimos minutos da sessão e colocou quase dois segundos de vantagem sobre o espanhol da Ferrari, ficando na 2ª colocação, com 47 voltas completadas, 11 a menos que Alonso.

Estreante na categoria, o dinamarquês Kevin Magnussen fez o melhor tempo do dia para a McLaren, com a marca de 1min23s276. Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o terceiro colocado, com 1min23s952. Jenson Button, melhor dos treinos na última quarta-feira, ficou com o 4º lugar, com 1min25.030. Alonso foi apenas o quinto, com 1min25s495.

A primeira parte do treino teve novos problemas da Ferrari com o carro. Assim como havia acontecido com Kimi Raikkonen na última terça, Fernando Alonso teve uma pane em seu carro no meio da pista e acabou causando uma bandeira vermelha. A Red Bull também não teve sucesso.

O australiano Daniel Ricciardo, que estreia este ano na equipe após passagem pela Toro Rosso, filial da Red Bull, ficou pelo caminho logo nas primeiras voltas. Houve fumaça saindo do carro. Ricciardo não teve a mesma sorte de Alonso e não conseguiu se recuperar para fechar voltas na sessão. 

Felipe Massa havia sido o quarto colocado na parte da manhã, atrás de Jenson Button, da McLaren, Alonso, e Lewis Hamilton, da Mercedes. 

Na parte da tarde, a Marussia finalmente revelou seu novo carro para esta temporada, colocando na pista o inglês Max Chilton. Embora não tenha marcado tempo, a escuderia conseguiu dar mais voltas na pista do que a atual tetracampeã Red Bull: foram cinco, contra três do time austríaco. A Sauber teve problemas com a batida de Adrian Sutil e foi a pior das equipes que registraram tempo em suas voltas.

Massa vai voltar à pista com a Williams na última sessão de testes de Jerez, nesta sexta-feira. Os dois primeiros dias tiveram o finlandês Valtteri Bottas no cockpit da equipe britânica, fazendo a terceira melhor marca em ambos.

Os resultados da sessão desta quinta-feira mostraram um claro domínio dos motores Mercedes nestes primeiros dias de teste na Fórmula 1. McLaren, Williams e a equipe própria da montadora alemã têm tido resultados sólidos, fazendo os melhores tempos ao lado da Ferrari, que só não chegou aos três primeiros lugares nesta quinta. Raikkonen havia liderado na terça e ficado na segunda colocação na quarta. Com Alonso, a escuderia italiana desabou para a quinta colocação.

Em contrapartida, a Renault, cujos motores conquistaram seis dos últimos dez campeonatos (dois com equipe própria, em 2005 e 2006, e quatro com a Red Bull, de 2009 a 2013), apresentou problemas com a mudança de motores para o v6. A Red Bull mal conseguiu treinar em Jerez, enquanto Caterham e Toro Rosso ficaram entre os últimos colocados das sessões. A Lotus, outra equipe que usa os motores franceses, não participa da primeira fase de testes do ano.

Confira os tempos desta quinta-feira em Jerez

1. K. Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 1min23s276, 52 voltas

2. F. Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1min23s700, 47 voltas

3. L.Hamilton (ING/Mercedes) 1min23s952, 62 voltas

4. J. Button (ING/McLaren-Mercedes) 1min25s030, 40 voltas

5. F. Alonso (ESP/Ferrari) 1min25s495, 58 voltas

6. N. Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1min26s096, 17 voltas

7. J. Vergne (FRA/Toro Rosso-Renault) 1min29.s915, 30 voltas

8. A. Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 1min30s161, 34 voltas

9. R. Frijns (HOL/Caterham-Renault) Não marcou tempo, 10 voltas

10. M. Chilton (ING/Marussia-Ferrari) Não marcou tempo, 5 voltas

11. D. Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) Não marcou tempo, 3 voltas

MÉDICOS INICIAM PROCEDIMENTO PARA PARA TIRAR SCHUMACHER DO COMA

Fórmula 1