Topo

Fórmula 1

Massa mostra chateação após ser ultrapassado só uma vez e terminar em 4º

Livio Oricchio

Do UOL, em Spielberg (Áustria)

22/06/2014 13h33

Como entender que Felipe Massa largou com sua Williams-Mercedes na pole position do GP da Áustria, neste domingo no Circuito Red Bull Ring, foi ultrapassado apenas uma vez e acabou na quarta colocação? "Estou chateado, lógico, você sempre quer chegar na frente", disse Massa.

A Mercedes obteve a sexta dobradinha da temporada, com Nico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton, segundo, enquanto o companheiro de Massa, Valtteri Bottas, disputou excelente corrida, a Williams foi mais eficiente nos boxes, e conquistou o terceiro lugar, o primeiro pódio da carreira, no seu 27.º GP.

Massa entrou nos boxes na 14.ª volta, de um total de 71, como líder da oitava etapa do campeonato. Permaneceu na área de box 21 segundos e 896 milésimos. Bottas, então o segundo colocado, parou na volta seguinte e gastou na operação 21 segundos e 133 milésimos, ou seja, foi 763 milésimos mais rápido.

Na volta 13, Hamilton, piloto que terminou na frente de Massa, foi mais lento, precisou de 22 segundos e 226 milésimos. Mas Rosberg, que parou na volta 11, fez excelente pit stop, como Bottas, 21s474. São diferenças de milésimos de segundo, mas decisivas.

No caso de Rosberg, as três voltas que deu com pneus novos antes de Massa parar foram num ritmo bastante forte, melhores que as de Massa. O tempo a menos perdido somado ao menor tempo nos boxes lhe garantiu ganhar a posição do piloto da Williams. Com Bottas, o menor tempo nos boxes foi o mais decisivo. Regressou à pista na frente de Massa.

Para piorar a situação de Massa, por ter parado na volta anterior, Hamilton estava com os pneus já aquecidos e não teve dificuldade para ultrapassá-lo na sua volta de saída dos boxes na reta que antecede a curva 2. Assim, Massa perdeu uma posição para Rosberg, outra para Bottas, ambas sem ser ultrapassado, e uma para Hamilton, esta sim, na pista, por estar em desvantagem com a temperatura dos pneus.

Em resumo: se na 14.ª volta Massa era o líder da corrida de Spielberg, na 16.ª ocupava a quarta colocação. Na realidade, a quinta, porque o mexicano Sergio Perez, da Force India, em outra prova muito boa, terminou em sexto, depois de largar em 15.º, não havia realizado o pit stop e era o primeiro colocado.

Atrás de Perez estavam Rosberg, 514 milésimos, com uma vantagem de 1 segundo e 295 milésimos para Bottas, terceiro. Este estava 2 segundos e 60 milésimos na frente de Hamilton e Massa 2 segundos e 760 milésimos atrás do inglês da Mercedes. De Massa para o verdadeiro líder, Rosberg, a diferença já era de 2 segundos e 246 milésimos.

As primeiras palavras de Massa resgatam exatamente a questão de ser ultrapassado nos boxes. "Eu parei em primeiro e saí praticamente em quarto", afirmou. "A equipe fez o pit stop mais rápido até hoje com o Bottas e ele saiu na minha frente", comentou, sem desejar criticar a Williams, como destacou.

"Eu saí dos boxes, os pneus macios demoram para aquecer e o Hamilton que vinha já com os pneus quentes me passou fácil. E para complicar, eu peguei tráfego nessa primeira volta depois do pit stop e fiquei um pouco para trás", explicou Massa. Kimi Raikkonen, da Ferrari, estava entrando nos boxes, obrigando Massa a aliviar o pé do acelerador na curva 8. 

"Passei a controlar o meu ritmo a fim de ter os pneus em melhor condição nas voltas finais, mas temos de trabalhar na questão do desgaste do pneus, a Williams gasta mais que a Mercedes." E Massa diz que se teve azar no primeiro pit stop, a 8 voltas da bandeirada contou com a sorte. "O carro começou a bater no chão, vibrar por causa do desgaste do pneu traseiro esquerdo."

Para Massa, não haveria como lutar com a Mercedes. "Eles são mais rápidos, sem dúvida, e essa pista nos era favorável".

No fim da conversa com a imprensa, falou: "É um bom resultado, principalmente para a equipe. O Valtteri aproveitou bem a oportunidade que teve." Mais uma vez Massa fala do seu fim de semana: "Não cheguei onde deveria, mas tenho de levantar a cabeça e pensar em Silverstone".

Na 43.ª volta, o piloto da Williams fez seu segundo e último pit stop. E saiu dos boxes atrás de Perez. "Se tivesse a chance de ultrapassar claro que tentaria, mas pensaria três vezes. Os dois colidiram na prova anterior, no Canadá, e o mexicano acabou punido com cinco posições no grid na Áustria. Na 55.ª o piloto da Force India fez o segundo pit stop e só então Massa ganhou sua posição, àquela altura, a quarta.

A próxima  etapa do campeonato será o GP da Grã-Bretanha, dia 6. "É uma pista onde a pressão aerodinâmica conta muito, e não é o nosso forte. Mas em Barcelona também é assim e nosso ritmo lá não foi ruim."

Fórmula 1