Topo

Fórmula 1

Hamilton vence prova dedicada a Jules Bianchi; Massa é o 11º na Rússia

Do UOL, em São Paulo

12/10/2014 09h37

O novato GP de Sochi na Rússia abrigou a etapa mais melancólica da temporada. A luta de Jules Bianchi pela vida tirou o foco da disputa entre os pilotos da Mercedes pelo título. Em um dia marcado por homenagens ao francês da Marussia, internado em estado crítico, Lewis Hamilton venceu pela 9ª vez no ano e aumentou a vantagem na classificação para o rival Nico Rosberg, que terminou na 2ª colocação.

Hamilton não teve qualquer ameaça na liderança durante praticamente toda a prova e se beneficiou com a estratégia mal sucedida de Rosberg, que foi cedo aos boxes para usar pneu mais resistente. O britânico chegou a 291 pontos, 17 a mais que Rosberg. Confira aqui a classificação completa da Fórmula 1.

O fim de semana não foi bom para Felipe Massa. Ele largou em 18º e terminou a prova em 11º. O brasileiro adotou como tática trocar os pneus logo na segunda volta para tentar fazer o GP inteiro apenas com essa parada. Mas a estratégia não surtiu efeito.

Já seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, teve motivos de sobras para sorrir. O finlandês começou com o 3º lugar no grid e coroou o domingo com a 3ª posição na prova. Button foi o quarto colocado.

Com os resultados, a Mercedes conquista o Mundial de Construtores por antecipação.

Antes da prova, todos os pilotos se juntaram e rezaram na frente de uma frase no asfalto: "Jules estamos te apoiando". Jules Bianchi está internado em estado crítico após grave acidente no GP do Japão.

A largada

Devido a problemas no fluxo de combustível no treino oficial, Massa largou na 18ª posição, sua pior na temporada. O piloto da Williams decidiu ir aos boxes logo na segunda volta. Houve troca do pneu de faixa branca (macio) por um de faixa amarela (mais resistente e com maior aderência).

A tática de fazer parada logo no início ocorreu devido ao tipo de pneu oferecido pela Pirelli, fornecedora da Fórmula 1. Para a prova, a empresa entregou pneus mais resistentes, que poderiam suportar ao novo asfalto de Sochi.

Como existe a necessidade no regulamento de usar dois tipos de pneus em cada corrida, o brasileiro não poderia começar com os compostos que tem os melhores tempos e seguir até o final (daí a estratégia de parada no início)

Segundo no grid, Nico Rosberg largou bem e partiu para o ataque ao líder Lewis Hamilton. O alemão fez a ultrapassagem logo na 1ª volta, mas acabou fritando os pneus. Por ter desgastado composto prematuramente na freada e danificar os pneus, a Mercedes aconselhou Rosberg a seguir o mesmo plano usado por Massa: botar os pneus amarelos com menos de 5 voltas completadas.

Acreditando que os compostos aguentariam uma prova inteira, Massa e Rosberg foram aos boxes e iniciaram corrida de recuperação.

Rosberg faz prova de recuperação

Rosberg retornou na penúltima colocação na 4ª volta. O piloto da Mercedes foi colecionado ultrapassagens. Com 27 voltas completadas, Rosberg já aparecia em quinto, com Massa em sétimo.

Mas Massa preferiu seguir novamente aos boxes, saindo da zona de pontuação.

A “tática de resistência” era executada por Rosberg. Ele virava mais rápido do que todos a partir da volta 30. Ele ultrapassou Valtteri Bottas, segundo colocado, tendo Hamilton a 20seg de diferença.

Ao contrário do que Rosberg imaginava, os pneus de Hamilton não perderam força. O britânico conduziu sua Mercedes tranquilamente rumo a mais um triunfo.

Classificação final no GP da Rússia

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Nico Rosberg (Mercedes)

3º Valtteri Bottas (Williams)

4º Jenson Button (McLaren)

5º Kevin Magnussen (McLaren)

6º Fernando Alonso (Ferrari)

7º Daniel Ricciardo (Red Bull)

8º Sebastian Vettel (Red Bull)

9º Kimi Raikkonen (Ferrari)

10º Sergio Perez (Force India)

11º Felipe Massa (Williams)

12º Nico Hulkenberg (Force India)

13º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso)

14º Daniil Kvyat (Toro Rosso)

15º Esteban Gutierrez (Sauber)

16º Adrian Sutil (Sauber)

17º Romain Grosjean (Lotus)

18º Pastor Maldonado (Lotus)

19º Marcus Ericsson (Caterham)

Não completou - Kamui Kobayashi  (Caterham)

Não completou – Max Chilton (Marussia)

Fórmula 1