Topo

Fórmula 1

No calendário da Fórmula 1, Las Vegas ganha força e Madri perde terreno

Bernie Ecclestone deverá se reunir com representantes de Las Vegas para ouvir proposta - Clive Mason/Getty Images
Bernie Ecclestone deverá se reunir com representantes de Las Vegas para ouvir proposta Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 10h36

As especulações a médio prazo no calendário da Fórmula 1 incluem corridas de rua em cidades como Las Vegas (Estados Unidos) e Madri (Espanha). No entanto, nem todas provocam a mesma comoção em Bernie Ecclestone, diretor-executivo da Formula One Management (FOM).

A cidade americana conta com a simpatia de Ecclestone, que quer a realização de uma segunda corrida por ano nos EUA – o Grande Prêmio das América corre o risco de não ser disputado nas ruas de Nova Jersey, diante das dificuldades locais na entrega da pista. O dirigente ainda não dá sinal verde para a prova, mas se encontrará com representantes de Las Vegas para ouvir uma primeira proposta.

“Há um consórcio em Las Vegas que quer acertar uma corrida”, disse Ecclestone à revista Autoweek, que deve conversar com os representantes antes do GP dos EUA, em Austin, no dia 2 de novembro. “Eles estão falando sério e querem que eu vá de lá para o Texas. Vamos ver”, completou.

A cidade, que recebeu a Fórmula 1 em 1981 e 1982, quer hospedar a categoria na região chamada “The Strip” (ou “A Faixa”), conhecida pela forte concentração de hotéis e cassinos. Hermann Tilke, o designer responsável por circuitos do calendário, já teria inclusive visitado a cidade para definir um possível traçado.

Mas se Las Vegas ganhou força para entrar no calendário da F1, o mesmo não pode ser dito de Madri. Segundo o jornal El Confidencial, a capital espanhola poderia substituir Barcelona como palco do GP da Espanha a partir de 2017; no entanto, Bernie Ecclestone rebate a possibilidade.

”Não vamos fazer uma corrida em Madri”, disse o dirigente ao jornalista Christian Sylt, da revista Forbes. Segundo Ecclestone, uma segunda corrida na Espanha – nos moldes do GP da Europa em Valência – está descartada. “Não precisamos de uma segunda corrida na Espanha. É simples.”

O próprio responsável pelo Circuito da Catalunha, Salvador Servia, disse não ter informações a respeito de corridas fora da Barcelona. “Não sabemos de nada. Ninguém nos falou sobre isso”, resumiu.

Por enquanto, o calendário da Fórmula 1 para 2016 tem 21 corridas anunciadas, contando com o Grande Prêmio das Américas em Nova Jersey. As etapas de Bélgica e Malásia têm contrato para 2015, mas ainda não assinaram para o ano seguinte. Desta forma, a temporada em questão pode chegar a 23 corridas – o que não preocupa Bernie Ecclestone.

“Se eu quiser mais de 20 corridas, eu não preciso do consenso das equipes. Acho que não”, disse o dirigente. “Não me importo se o consenso delas é o ponto mais importante”, completou.

Fórmula 1