Topo

Fórmula 1

Mercedes já pensa em consolo para vice. E tenta evitar clima hostil em 2015

Das agências internacionais

10/11/2014 17h08

O chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, revelou que a equipe já tem outras preocupações além da decisão do título entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg no GP dos Emirados Árabes, no próximo dia 23. Para Wolff, o passo seguinte à disputa será motivar o eventual vice-campeão e diminuir o clima de hostilidade entre os dois visando à próxima temporada.

Grandes amigos desde os tempos de kart, Hamilton e Rosberg viram a relação azedar com a polarização entre os dois ao longo de 2014. O clima amistoso, aos poucos, virou troca de acusações após algumas disputas acirradas na pista, principalmente partindo de Hamilton.

O inglês chega à última etapa com 17 pontos de vantagem sobre Rosberg e precisa terminar na segunda posição, mesmo que o companheiro de equipe vença, para ficar com o título. A partir daí, a preocupação da Mercedes será com quem perder o duelo pela taça.

“O fim da temporada não é o fim do mundo. Temos o objetivo de fornecer aos dois um carro que é capaz de vencer mais campeonatos. Eles ainda têm muitos anos de carreira para conquistar títulos”, afirmou Wolff em Interlagos, no fim de semana do GP do Brasil.

O chefe de equipe ainda lembrou a disputa entre Alain Prost e Niki Lauda, que corriam pela McLaren em 1984 e duelaram pelo título - o austríaco venceu, por meio ponto. Wolff citou um artigo escrito pelo narrador e comentarista inglês Murray Walker que tratava sobre essa disputa.

“Ele [Walker] recordou Prost sendo muito digno. Curiosamente, [Prost] acabou vencendo quatro campeonatos depois. Um vencerá e o outro irá perder, e isso diz tudo”, falou.

Para a equipe, o trabalho posterior será melhorar a convivência entre Hamilton e Rosberg. “É importante manter o equilíbrio entre os dois e fazer com que essa relação permaneça respeitosa. Não será simples. Teremos que ‘aparar as arestas’, e estou ansioso por isso. Até agora, essa tarefa tem sido um desafio”, concluiu.

Fórmula 1