Topo

Fórmula 1

Bianchi era o substituto de Raikkonen na Ferrari, revela ex-presidente

Bianchi era membro da academia de pilotos da Ferrari desde 2009 - Getty Images
Bianchi era membro da academia de pilotos da Ferrari desde 2009 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 07h46

O francês Jules Bianchi, morto na última sexta-feira após passar nove meses em estado vegetativo devido a acidente sofrido no GP do Japão do ano passado, seria o substituto natural de Kimi Raikkonen na Ferrari, revelou o ex-presidente do time italiano, Luca di Montezemolo.

O piloto, de 25 anos, era a grande estrela do programa de desenvolvimento da Ferrari. Ele sofreu o acidente defendendo a Marussia, equipe pequena que usava os motores italianos. Para a temporada 2015, tinha contrato firmado com a Sauber, outra parceira da Scuderia e, em 2016, deveria dar o salto à tradicional equipe.

“Jules Bianchi era um de nós”, afirmou Montezemolo, que deixou a Ferrari no final do ano passado. “Ele era um membro da família Ferrari e era o piloto que havíamos escolhido para o futuro – para quando a colaboração com Raikkonen acabasse.”

O ex-dirigente elogiou o francês. “Ele era de primeira classe: fechado, educado, muito ligado à Ferrari e promissor. Um destino amargo o tirou de nós, nos deixando com um grande vazio. Sou próximo de sua família, que mostrou grande coragem nos últimos meses, durante períodos difíceis, assim como muitos amigos na Ferrari. Perdemos um grande cara e vamos lembrar dele com muita afeição.”

O funeral de Bianchi está marcado para esta terça-feira, na cidade natal do piloto, Nice, na França. Sua família divulgou um comunicado de agradecimento pelo apoio. “Agradecemos aos colegas, amigos, fãs e todos que demonstraram sua afeição por Jules nestes últimos meses, o que nos deu muita força e nos ajudou a lidar com momentos tão difíceis. Jules lutou até o final, como sempre. A dor que sentimos é imensa e indescritível.”

Fórmula 1