Fórmula 1

Chefe defende ousadia da McLaren e vê time mais perto dos líderes

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/01/2016 06h00

A McLaren viveu uma de suas piores temporadas da história em 2015, pontuando em apenas quatro oportunidades e chegando em nono e penúltimo lugar no campeonato. Grande parte disso ocorreu devido ao rendimento ruim do motor Honda, mas o carro também ficou devendo do ponto de vista aerodinâmico. Mesmo assim, o chefe Eric Boullier defendeu o conceito usado no carro de 2015.

Mesmo sabendo que teria de se adaptar ao novo fornecedor de motores nesta temporada, a McLaren optou por ousar também do ponto de vista aerodinâmico, especialmente com uma parte traseira bastante seca, o que ficou conhecido como “tamanho 0”, em alusão ao menor número de vestuário adotado em diversos países. Isso foi apontado como um fator que dificultou o trabalho da Honda, que teve de lidar com o pouco espaço para seu motor, especialmente na parte de arrefecimento.

Boullier, contudo, acredita que a ousadia é a única forma, a longo prazo, de fazer com que o time, que não conquista um campeonato desde 2008, volte a vencer. “Não esqueça que, durante a temporada, nós não pudemos mudar tudo o que queríamos [no motor]. Um dos elementos básicos envolvendo a recuperação de energia do motor não estava funcionando como o esperado, e isso foi muito ruim para nós e nos custou vários segundos por volta”, lembrou, referindo-se aos problemas do motor.

“Mas a princípio, se você quer bater a Mercedes, tem de fazer algo melhor. Então a maneira como nós decidimos desenhar e trabalhar seguiu outro caminho. Ambicioso demais? Acho que é muito cedo para dizer. Temos de esperar. O carro não impactou nem um pouco no motor. Dissemos a eles que queríamos o carro mais esguio possível. Mas nunca impusemos nada em termos de tamanho.”

O dirigente francês está confiante de que a McLaren possa dar a volta por cima na próxima temporada. “Se você observar a performance durante a temporada, vemos que chegamos nos caras da ponta mesmo com regras restritas, então houve pontos positivos.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo