Topo

Fórmula 1

De astro da MotoGP a ator de Hollywood: quem andou de F-1 e você não sabia

Do UOL, em São Paulo

12/01/2016 09h10

Considerada a categoria mais importante do automobilismo mundial, a Fórmula 1 atraiu ao longo dos anos diversos astros de outros esportes ligados à velocidade - e até atores de Hollywood. Alguns deles, inclusive, tiveram a oportunidade de experimentar a sensação de pilotar um carro da categoria. Mas como foi o desempenho deles?

Sebastien Loeb, nove vezes campeão do Mundial de Rali: o francês pilotou um Fórmula 1 em duas oportunidades: pela Renault, em 2007, e pela Red Bull, no ano seguinte, durante os testes de pré-temporada de 2008.

Na segunda oportunidade, dividiu a pista com titulares da categoria, que se preparavam para a temporada de 2008. E não fez feio: terminou o dia com o oitavo lugar entre os 17 pilotos que marcaram tempos.

Valentino Rossi, hexacampeão da MotoGP: Rossi nunca escondeu seu desejo de pilotar um Fórmula 1 e a oportunidade veio em 2006, com a Ferrari; Andando em um teste de pré-temporada em Valência, na Espanha, ‘il Dottore’ ficou a apenas meio segundo do melhor tempo de ninguém menos que Michael Schumacher. Sem ter seus tempos divulgados, o italiano repetiria a dose em Mugello, na Itália, em 2008, também com a Scuderia.

Colin McRae, campeão do mundial de rali: o britânico participou de uma ‘inversão de papeis’ com o compatriota Martin Brundle em uma ação promocional, tendo a oportunidade de andar com a Jordan em Silverstone, Inglaterra, em 1996. Mesmo só tendo dado algumas voltas, McRae ficou a cerca de 2s do tempo de Brundle.

Michael Doohan, pentacampeão do mundial de motociclismo 500cc: a maior lenda das motos antes do surgimento de Rossi, Doohan pilotou uma Williams em 1998 como parte de um evento promocional. Mas a experiência não acabou bem e o australiano bateu após apenas quatro curvas.

Tom Cruise, ator: não foram apenas pilotos que tiveram o gostinho de andar em um Fórmula 1. O ator de Top Gun e Missão Impossível também teve sua chance nos Estados Unidos, em 2011. Conhecido por fazer a maioria das cenas de ação em seus filmes e com um histórico no mundo do automobilismo com o papel de Cole Trickle, piloto da NASCAR, no filme “Dias de Trovão”, Cruise pilotou um Red Bull no circuito de Willow Springs.

O ator não fez feio, conseguindo atingir a velocidade máxima de 291km/h, apenas 6km/h mais lento que seu instrutor, o ex-piloto David Coutlhard.

Fórmula 1