Topo

Fórmula 1

Pirelli surpreende e deixa novo pneu ultramacio de fora dos primeiros GPs

Bryn Lennon/Getty Images
Imagem: Bryn Lennon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/01/2016 10h46

Novidade na temporada de 2016 da Fórmula 1, o pneu ultrapamacio só deve estrear na sexta etapa do mundial, em Mônaco. Isso porque a Pirelli anunciou que os mesmos compostos - médio, macio e supermacio - serão disponibilizados às equipes nas quatro primeiras etapas.

E, como o palco da quinta etapa, em Barcelona, na Espanha, possui curvas de alta velocidade, o ultramacio não seria uma opção viável.

Por enquanto, foram divulgadas as opções para os GPs da Austrália, que abre a temporada em 20 de março, China, Bahrein e Rússia. A grande surpresa foi a ausência dos ultramacios para a prova de Sochi, uma vez que as opções de maior degradação (macio e supermacio) foram utilizadas ano passado e os pilotos não tiveram problemas de desgaste.

Pelo regulamento que estreia em 2016, as equipes terão de escolher previamente dois compostos para utilizar ao longo do final de semana. A única exceção é a disputa da fase decisiva da classificação, o Q3, no qual serão usados, obrigatóriamente as opções mais macias disponíveis para a prova. No caso das quatro primeiras etapas, quem estiver na disputa do top 10 da classificação terá de usar os supermacios. Este jogo de pneus, contudo, tem de ser devolvido antes da corrida.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!