Fórmula 1

Chefe de Massa defende mudança na regra da classificação para apimentar F-1

Drew Gibson/Getty Images
Imagem: Drew Gibson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/01/2016 12h01

Na tentativa de aumentar a imprevisibilidade das corridas de Fórmula 1, os dirigentes estão estudando, em uma série de reuniões nesta semana, algumas mudanças no regulamento.

Temas como a volta do reabastecimento estão em pauta, mas o diretor técnico da Williams, Pat Symonds, defende que a classificação seja alterada.

Atualmente, a classificação é disputada em três fases e, nas duas primeiras, 10 carros são eliminados até que, no Q3, os 10 melhores disputam a pole.
O britânico, contudo, prefere o esquema utilizado entre 2003 e 2005, quando cada carro entrava sozinho na pista e só tinha a chance de fazer uma volta lançada.

“Eu gostava quando tínhamos a classificação de uma volta. Um dos motivos é que isso permitia os caras de TV se concentrarem em um carro por vez - agora, na definição do top 10, você não sabe quem será o pole”, defende o engenheiro.

“Mas, melhor do que isso, havia corridas como aquela fabulosa de Suzuka, quando choveu até metade da classificação e todos os caras mais rápidos ficaram na parte de trás do grid e tivemos uma corrida incrível no domingo. Coisas assim, que produzam um pouco mais de caos, são positivas.”

Symonds se refere ao GP do Japão de 2005, em que pilotos como Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, que disputavam o título naquela temporada, largaram em 16º e 17º, respectivamente, e fizeram provas de recuperação. O finlandês, inclusive, ultrapassou Giancarlo Fisichella na última volta e venceu a corrida. Alonso chegou em terceiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo