Topo

Fórmula 1

Com pista mais apertada do campeonato, Baku divulga detalhes do circuito

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/01/2016 14h01

Um circuito de rua tão estreito quanto Mônaco, com retas tão rápidas quanto Montreal e com quase tantas curvas quanto Cingapura. É com esta mistura que o GP da Europa fará sua estreia em Baku, capital do Azerbaijão, em junho.

Os organizadores da prova divulgaram detalhes do circuito, que está sendo construído nas ruas da capital, às margens do Mar Cáspio.

O traçado terá 6km, sendo menor apenas que uma volta no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. A pista terá 20 curvas, perdendo apenas para Cingapura, com 23, e Abu Dhabi, com 21.

Mesmo assim, o tempo de volta previsto é na casa 1min42, o que não está entre os mais lentos. Isso porque a velocidade máxima deve ser de 340km/h ao final da grande reta do circuito.

Mas a grande característica do novo circuito é sua largura. Ainda que o regulamento diga que as pistas devem ter no mínimo 12m de largura. Porém, em Baku, isso será consideravelmente menor, com máximo de 13m e um ponto chegando a ter apenas 7,6m. Os carros atualmente têm 1.8m.

Apesar das dúvidas a respeito da realização do GP em Baku devido à queda no preço do barril de petróleo, os organizadores insistem que o evento não corre risco. A etapa está prevista para o dia 19 de junho.

Fórmula 1