Fórmula 1

Pilotos e dirigente aumentam pressão para que F-1 volte a ser 'pé embaixo'

Ricardo Mazalan/AP
Imagem: Ricardo Mazalan/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

28/01/2016 09h41

Frustrados com a necessidade de economizar pneus durante as corridas, os pilotos têm pedido para a Fórmula 1 mudar sua abordagem e adotar pneus mais duráveis a partir da próxima temporada. A ideia foi abraçada pela própria Pirelli e pelo promotor da categoria, Bernie Ecclestone, e pode estar perto de virar realidade.

Porém, existe o temor de que retirar o fator degradação possa interferir negativamente no número de ultrapassagens. Para evitar que isso aconteça, os engenheiros estão tentando definir novas regras de configuração aerodinâmica que compensem a mudança.

A Pirelli entrou na Fórmula 1 em 2011 com o propósito de construir pneus de alta degradação, como parte de um pacote, que incluía a asa traseira móvel, para aumentar o número de ultrapassagens. Ainda que o objetivo tenha sido atingido, os pneus italianos foram bastante criticados pelos pilotos ao longo dos anos justamente pelo excesso de degradação.

Recentemente, o presidente da associação de pilotos, Alex Wurz, falou em nome dos profissionais e pediu pneus de melhor performance. “Se tivermos pneus aderentes, teremos pilotos felizes, e pilotos felizes significa uma performance autêntica e honesta, uma mensagem pura para o produto e pilotar os carros no máximo.”

Porém, no período mais recente em que a Fórmula 1 teve pneus de alta qualidade, quando havia a guerra entre duas fabricantes - Bridgestone e Michelin, até 2006 - a média de ultrapassagens por prova ficava em 15. Hoje, ela é superior a 30, tendo chegado a mais de 60 por GP em 2011.

Mesmo assim, Bernie Ecclestone foi outro que saiu em defesa dos pneus de alta performance. O inglês disse “concordar um milhão por cento” que os pilotos tenham de andar de pé embaixo nas corridas.

A Pirelli, por sua vez, se mostrou aberta a mudanças. “Queremos ouvir os pilotos - e estamos contentes em dar exatamente o que eles quiserem”, disse o diretor esportivo da marca, Paul Hembery. “Estamos felizes que a situação seja esclarecida e que nos deem um objetivo. Mas está claro que precisamos de um plano para saber como vamos chegar lá”, afirmou, referindo-se à necessidade de testar os pneus.

Uma das dificuldades da Pirelli nos últimos anos tem sido convencer as equipes a permitir os testes com carros atuais, que não são permitidos pelo regulamento. Como nem todos têm condições financeiras de participar dos testes e eles são bastante limitados na F-1 desde 2009, isso gerou dúvidas a respeito de possíveis vantagens que os times que levarem os carros à pista possam ter.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Topo