Fórmula 1

Honda identifica problemas, mas mantém conceito de motor compacto para 2016

Kamran Jebreili/AP
Imagem: Kamran Jebreili/AP

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 10h22

Preparando-se para sua segunda temporada na Fórmula 1 após o retorno desastroso da parceria com a McLaren em 2015, a Honda decidiu manter os conceitos que diferenciam sua unidade de potência dos demais e acredita que, tendo desvendado ao longo do ano passado quais os principais pontos fracos do projeto, terá uma grande evolução em 2016.

Segundo o chefe da Honda na F-1, Yasuhisa Arai, o principal motivo da falta de competitividade foi descoberto no início da segunda parte da temporada: como a turbina e o compressor eram muito pequenas, elas não geravam energia suficiente para o MGU-H. Com isso, os pilotos não tinham essa potência extra que vem da transformação da energia calorífica do turbo em eletricidade, o que resultava em mais de 200cv a menos.

“Percebemos isso em Monza e Spa - o que foi uma boa notícia. Mas também foi uma má notícia porque não podíamos mudar o hardware  [devido a restrições nas regras]”, admitiu Arai ao Motorsport.com. “Tivemos de nos esforçar para colocar isso dentro do V do motor, mas era um pouco pequeno demais.”conce

Para 2016, mesmo mantendo o conceito de compactar ao máximo a unidade de potência e a disposição dos elementos, a Honda fará mudanças em 2016. “Alteramos o compressor e a turbina. Eles serão um pouco maiores - mas ainda dentro do V - com quase a mesma disposição.”

Assim, Arai espera resolver a deficiência da geração de energia para o MGU-H, mas mantendo o conceito com o qual a Honda acredita que poderá bater os motores Mercedes no futuro. “Acreditamos nisso. Confiamos que um pacote mais compacto é muito melhor para a aerodinâmica.”

O japonês não acredita que isso tenha sido decisivo para o insucesso da primeira temporada do retorno da Honda. Para ele, a companhia paga o preço de ter ficado muito tempo longe das pistas, desde 2008.

“Sinto que esse tempo perdido foi muito ruim para nossa experiência, porque a F-1 melhorou muito ano a ano”, reconhece.

Em 2016, a McLaren segue como única cliente da Honda. O time de Fernando Alonso e Jenson Button mostrará seu carro dia 21 de fevereiro. No dia seguinte, começam os testes de pré-temporada em Barcelona, na Espanha.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo