Fórmula 1

Ferrari aposta em revolução no motor para bater Mercedes. Entenda mudanças

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/02/2016 11h44

A Ferrari prepara uma extensa mudança em sua unidade de potência para brigar de igual para igual com a Mercedes na próxima temporada. Além de alterações na parte dianteira do carro, o time italiano estaria fazendo uma verdadeira revolução em seu motor.

As alterações no carro já têm sido amplamente divulgadas pela imprensa italiana especializada: para adotar o bico mais curto, tendência dos demais carros, a Ferrari vai abandonar a suspensão pullrod, cuja geometria dificultava a alteração do bico. A ideia de encurtar a parte dianteira é melhorar a alimentação de ar no assoalho do carro, ‘grudando-o’ no chão.

Mas as grandes mudanças devem acontecer debaixo da carenagem: de acordo com informações do site oficial da F-1, apenas um elemento - a unidade de recuperação de energia calorífica, o MGU-H - deve permanecer inalterada.

O intercooler será dividido em duas partes, com a intenção de canalizar melhor a mistura ar/combustível durante a combustão e aumentar a potência do motor. Já o MGU-K (sistema de recuperação de energia cinética) mudará de lugar para possibilitar a adoção de uma caixa de câmbio menor, o que pode trazer ganhos aerodinâmicos. Por fim, o novo reservatório de óleo ficará localizado mais perto do assoalho, melhorando o centro de gravidade.

A Ferrari vem de uma temporada em que conseguiu grandes ganhos, especialmente com alterações em seu motor. Depois de ter um dos piores campeonatos dos últimos 20 anos e não vencer nenhuma prova em 2014, os italianos conseguiram três triunfos e se tornaram a grande ameaça ao domínio da Mercedes, que venceu com facilidade os últimos dois campeonatos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo