Topo

Fórmula 1

Desacreditada, Red Bull aposta na ousadia e quer surpreender em 2016

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2016 10h14

O discurso é claro: os rivais têm motivos para acreditar que a Red Bull não estará tão forte em 2016 quanto em temporadas passadas, mas a ideia é surpreender. Depois de viver a pior temporada desde 2008, o time tetracampeão entre 2010 e 2013 aposta na ousadia para se reerguer.

Isso, mesmo reconhecendo sua principal deficiência, o motor. A manutenção da parceria com a Renault - agora como simples cliente, sem regalias de time de fábrica, uma vez que os franceses retomaram o controle da Lotus - gera dúvidas em relação ao nível de competitividade da Red Bull em 2016. Tanto, que o chefe Christian Horner admite que até a equipe-satélite Toro Rosso, que trocou os Renault pelos Ferrari para este ano, pode se tornar um rival duro de ser batido.

“Esperamos surpreender neste ano”, disse Horner. “Sabemos que a primeira parte do ano é diferente. Por exemplo, a Toro Rosso vai ganhar - 0s8 por volta só por colocar um motor novo - e isso é um ganho significativo. Queremos ter ganhos semelhantes ao longo do ano mas, obviamente, o chassi terá de compensar isso.”

Sabendo das dificuldades, o chefe revelou que a estratégia da equipe tem sido assumir riscos. Inclusive, deixando os testes de impacto para menos de uma semana do início da pré-temporada, que começa dia 22 de fevereiro.

“O moral da equipe está forte mesmo com as últimas decisões em termos de motor e todos estão trabalhando para fazer um carro competitivo. Não passamos por nenhum teste de impacto até a última segunda-feira e o último foi realizado uma hora antes [do lançamento da pintura]. Assumimos riscos com que outras equipes sequer sonhariam.”

Quanto à Renault, Horner elogiou a postura dos parceiros, mas deixou claro que, se o motor não evoluir, a paciência tem prazo para acabar.

“Tivemos discussões construtivas com a Renault nos últimos meses. Eles estão usando Mario Illien [indicado pela Red Bull], mudaram sua infraestrutura e agora têm pessoas de qualidade, como Bob Bell. Acho que a mudança vai começar aí. Mas vai demorar. Vamos manter a mente aberta, certamente durante a primeira metade do ano.”

Fórmula 1