Fórmula 1

Alonso minimiza problemas e Honda diz que não mostrou do que motor é capaz

José Jordan/AFP Photo
Imagem: José Jordan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

26/02/2016 07h31

Depois da euforia dos dois primeiros dias de testes de pré-temporada, quando se viu longe dos problemas de confiabilidade que assombraram a equipe em 2015 e chegou a quase 200 voltas, a McLaren sofreu com um vazamento de água e voltou a passar mais tempo dos boxes do que na pista. Ainda assim, o time de Fernando Alonso e Jenson Button tratou de minimizar os problemas, enquanto a parceira Honda prometeu demonstrar a real melhora de seu motor na próxima semana, quando será realizado o segundo e último teste antes do início do campeonato.

Alonso reconheceu que praticamente não ter testado na quinta-feira não foi bom, mas procurou ver o lado positivo. “É uma boa notícia que, ainda que o problema que tivemos no carro significou que tivemos de perder muito tempo, não é algo importante e será consertado para o próximo teste. No geral, conseguirmos completar um bom número de voltas e isso significa que temos muitos dados para analisar para nos prepararmos para a semana que vem, quando queremos estar na pista o máximo de tempo possível.”

Depois de Jenson Button ter dado 84 voltas no primeiro dia de testes, e do próprio Alonso ter chegado a 115, os problemas começaram na quarta-feira, quando Button teve o dia comprometido por um vazamento hidráulico e tinha dado apenas 57 voltas. Mesmo que a Honda tenha decidido trocar o motor durante a noite como preocaução, o problema voltou a ocorrer na manhã de quinta-feira, obrigando Alonso a permanecer nos boxes praticamente por todo o dia, completando apenas três voltas, mas sem marcar tempo.

Segundo o responsável técnico do time, Matt Morris, todo o atraso aconteceu porque “a perda de líquido era em uma região muito difícil”. O engenheiro, contudo, tratou de minimizar o problema: “É sempre difícil quando um problema pequeno atrapalha o que foi programado, mas às vezes os testes são assim.”
No total, a McLaren acabou com a segunda pior quilometragem de todo o pelotão, ficando à frente somente da nanica Manor.

Para o segundo teste, contudo, que será realizado entre os dias 1 e 4 de março, a equipe promete um novo cenário. De acordo com o novo chefe da Honda, Yusuke Hasegawa, o plano é tirar tudo do motor, que tem sido poupado até o momento. “Nos primeiros dias de teste, tivemos a confirmação da melhora de nosso uso de energia renovável. No entanto, os últimos dias demonstraram que há áreas da confiabilidade da unidade de potência em que precisamos trabalhar. No segundo teste, nosso objetivo é mostrar toda a performance do carro.”

Antes disso, a equipe terá dois dias de atividades de pista no Circuito da Catalunha, no sábado e no domingo. Trata-se dos chamados ‘dias de filmagem’, em que as equipes têm limitações de quilometragem e pneus porque, em teoria, só deveriam ser usados para eventos promocionais, mas os quais utilizam para aumentar seu conhecimento sobre seus carros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo