Topo

Fórmula 1

Nova classificação é 'loucura' para Alonso e 'anti-profissional' para Nico

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 06h42

A proposta da nova classificação da Fórmula 1 para esta temporada não foi bem recebida pelos pilotos. Sem terem sido consultados sobre a alteração, eles estranham a mudança repentina e criticam a incerteza a respeito da possibilidade real de sua implementação.

O novo sistema eliminará os pilotos um a um, deixando apenas dois na luta pela pole position no 1min30 final. Porém, o promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, já adiantou que dificilmente o software necessário para computar os dados e definir os eliminados não ficará pronto a tempo do início da temporada, dia 20 de março, e é possível que a nova classificação só seja adotada a partir do GP da Espanha, quinta etapa, que será realizada em maio.

A indecisão sobre a implementação do novo sistema é o ponto que mais desagrada Nico Rosberg. “Não é muito profissional a imagem que eles estão passando com isso, mudando toda hora. É uma alteração muito grande e é bom que estejamos pensando nisso e acho que é importante torná-las realidade o antes possível.”

Fernando Alonso, por sua vez, entende o porquê das alterações, uma vez que “os números estão caindo em todos os países, então eles estão pensando em coisas para aumentar a popularidade”. Porém, o espanhol acredita que “algumas das coisas que eles estão pensando é loucura, como o novo sistema de classificação, que é mais complexo do que o antigo. Estamos dando outra dor de cabeça aos fãs. As pessoas querem ligar a TV para ver carros barulhentos com pneus grandes e ultrapassagens o tempo todo, e não têm isso hoje.”

Valtteri Bottas também estranhou a alteração. “É muito estranho para mim mudar de repente. Não ouvi ninguém reclamou sobre a classificação. Não tenho problemas com o novo sistema. Talvez não seria certo [mudar no meio da temporada], mas se eles mudarem, será o mesmo para todos.”

Com a Ferrari também declarando publicamente que “não aceita” a novidade, equipes e dirigentes estão discutindo durante a semana de testes em Barcelona a alteração do formato de classificação e é possível que a novidade acabe sequer saindo do papel.

Fórmula 1