Topo

Fórmula 1

Com Massa e Nasr na pista, Raikkonen rouba a cena em teste de Barcelona

Getty Images
Finlandês testou com proteção sobre o cockpit, o chamado 'halo' Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 08h58

Kimi Raikkonen roubou a cena na manhã do penúltimo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1, realizados em Barcelona, na Espanha. Logo na primeira hora de treino, o finlandês se tornou o primeiro piloto a experimentar a proteção no cockpit proposta pela FIA para a temporada de 2017 e, no final da manhã, fez a melhor marca registrada nos testes até aqui.

Utilizando os pneus ultramacios, que ainda não foram usados por sua grande rival, a Mercedes, a Ferrari obteve a marca de 1m 22.765s. Quem chegou mais perto de Raikkonen foi Nico Hulkenberg, da Force India, que usou o mesmo composto, mas foi quase meio segundo mais lento.

O penúltimo dia de testes em Barcelona conta com a presença dos dois brasileiros do grid. Felipe Nasr fechou a manhã com o quinto melhor tempo, tendo utilizado os pneus macios, neste que será seu último dia a bordo do carro da Sauber antes do início da temporada, enquanto Felipe Massa foi o oitavo. Porém, ao contrário de seu companheiro Valtteri Bottas, que liderou a sessão da quarta-feira com uma marca obtida com os pneus supermacios, o brasileiro apenas usou os médios na parte da manhã.

Também usando os ultramacios, Max Verstappen colocou a Toro Rosso na terceira colocação. Com os médios, Nico Rosberg foi o quarto e Fernando Alonso fechou a manhã na sexta colocação.

Depois de ter sofrido por dois dias seguidos com problemas relacionados à unidade de potência da Ferrari, a nova equipe Haas conseguiu retomar seu programa, com Romain Grosjean obtendo o 10º melhor tempo, à frente de Pascal Wehrlein, da Manor. O francês, contudo, bateu o carro no final da sessão e não se sabe se será possível recuperá-lo para a parte da tarde.

Os testes continuam nesta quinta-feira até às 18h locais, 14h pelo horário de Brasília.

Proteção no cockpit
Na manhã desta quinta-feira em Barcelona, Raikkonen foi o primeiro piloto a experimentar o halo, proteção para a cabeça dos pilotos que deverá ser introduzida na Fórmula 1 em 2017.

A estrutura é a preferida da Federação Internacional de Automobilismo, ainda que sua implantação ainda não esteja confirmada.

Segundo informações da Ferrari, o finlandês não relatou nenhuma dificuldade de visibilidade, uma das grandes preocupações com a adoção da novidade.

A intenção é impedir que objetos grandes, como rodas, colidam com a cabeça dos pilotos em caso de acidente. O conceito está sendo considerado melhor do que o cockpit completamente fechado também por questões de segurança, pois a remoção de pilotos em caso de acidente seria mais fácil.

Raikkonen utilizou o halo apenas por uma volta no começo do dia. Depois, a Ferrari retirou o equipamento e seguiu normalmente com o teste.

A Force India chegou a brincar por meio de seu twitter com o teste: "Acabamos de ver o halo no carro de Kimi e Kvyat saindo com um sensor enorme. Ninguém nos avisou que era o Dia dos Apêndices Engraçados."

A grande preocupação das equipes em relação à proteção é o peso. Originalmente, a peça, feita de fibra de carbono, pesava 10kg, mas a versão testada nesta quinta-feira não passaria dos 6kg.

A decisão final sobre a adoção do halo deve sair apenas no final de abril.

Confira os tempos (03/03 - manhã):
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari-Ferrari) 1m 22.765s
2. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m 23.251s
3. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Ferrari) 1m 23.382s
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes-Mercedes) 1m 24.126s
5. Felipe Nasr (BRASauber-Ferrari) 1m 24.760s
6. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 1m 24.870s
7. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-TAG-Heuer) 1m 25.141s
8. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m 25.420s
9. Jolyon Palmer (GBR/Renault-Renault) 1m 27.182s
10. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) 1m 28.110s
11. Pascal Wehrlein (ALE/MRT-Mercedes) 1m 28.476s

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!