Topo

Fórmula 1

McLaren-Honda teve maior evolução em 14 meses, comemora Jenson Button

Peter J Fox/Getty Images
Imagem: Peter J Fox/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 06h40

Uma das equipes que tem chamado a atenção dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 é a McLaren. Depois do 2015 desastroso do time inglês, penúltimo no campeonato, a evolução demonstrada especialmente pelo motor Honda tem animado a equipe.

“Trata-se de uma melhora maior do que havia acontecido nos últimos 14 meses”, cravou Jenson Button. “Não tivemos problemas de confiabilidade e isso faz uma grande diferença.”

Tendo identificado os problemas do motor na temporada passada, os japoneses fizeram mudanças significativas no tamanho do turbo e do compressor e melhoraram a recuperação de energia híbrida, grande problema do carro em 2015.

“Em determinadas pistas, perdíamos algo entre 0s6 por volta. Agora que o sistema está funcionando bem, daqui em diante a questão é diminuir a margem em relação à concorrência. Demos um bom passo adiante, e necessário.”

O progresso foi, inclusive, reconhecido pela concorrência. Adrian Newey, projetista da Red Bull, lembrou que tais áreas só não foram alteradas ano passado pelas restrições no regulamento em relação a quantas mudanças podem ser feitas nos propulsores.

“Houve um processo enorme nestas áreas. A recuperação da energia não era algo que dava para trabalhar ao longo do ano passado, mas agora a Honda fez um grande trabalho e resolveu isso.”

Nos últimos dois dias de teste, a McLaren passa a focar na melhora do acerto, tendo conduzido prioritariamente trabalhos aerodinâmicos até o momento.

“Serão dois dias importantes (quinta e sexta-feira) e precisamos que sejam dias em que tudo funciona, para que possamos completar várias voltas com pneus novos.”

Nesta quinta-feira, Fernando Alonso volta ao cockpit da McLaren e Button será o responsável pelo último dia de teste antes do GP da Austrália, dia 20 de março.

Fórmula 1