Fórmula 1

Raikkonen lidera com a Ferrari, mas Massa mostra força da Williams em teste

Siu Wu/AP
Esperado duelo entre Ferrari e Mercedes ainda não aconteceu nesta pré-temporada Imagem: Siu Wu/AP

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 13h54

Com o tempo obtido na parte da manhã, com os novos pneus ultramacios, Kimi Raikkonen fechou o penúltimo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1, realizados em Barcelona, na Espanha, na ponta com a Ferrari. O finlandês superou o segundo colocado, o brasileiro Felipe Massa, em pouco mais de quatro décimos, mas o piloto da Williams usou os pneus macios em sua volta mais rápida.

Raikkonen acabou sendo o destaque do dia não apenas pela liderança: em sua primeira ida à pista, o finlandês se tornou o primeiro piloto a experimentar a proteção no cockpit proposta pela FIA para a temporada de 2017 e deu um retorno positivo, dizendo que a proteção não compromete muito a visibilidade do piloto.

O esperado duelo com a Mercedes, contudo, ainda não aconteceu: tanto Lewis Hamilton, que andou no período da tarde, quanto Nico Rosberg, que testou pela manhã, ainda não usaram os pneus ultramacios na pré-temporada, o que deve acontecer nesta sexta. Quando eles usaram os macios, foram cerca de sete décimos mais rápidos que o melhor tempo obtido pela Ferrari com o mesmo composto. Nesta quinta-feira, se limitaram a correr com os médios. Rosberg foi o quinto e Hamilton, o 11º.

Também mantendo as marcas obtidas com os ultramacios na parte da Nico Hulkenberg, da Force India, e Max Verstappen, da Toro Rosso, ficaram com a terceira e quarta colocações, respectivamente..

Em seu último dia de testes antes do início da temporada, que terá seu primeiro GP dia 20 de março, na Austrália, Felipe Nasr foi o sexto colocado, tendo obtido sua melhor marca com pneus macios. Nesta sexta-feira, o brasileiro entregará o carro ao companheiro Marcus Ericsson, que fechará os testes para a Sauber.

Outro que usou o ultramacio para testar a máxima velocidade do carro foi Pascal Werhlein, da Manor, que ficou com o oitavo lugar.

Depois de ter sofrido por dois dias seguidos com problemas relacionados à unidade de potência da Ferrari, a nova equipe Haas conseguiu retomar seu programa, mas Romain Grosjean, que chegou a bater perto do horário do almoço em Barcelona, fechou o teste na última colocação.

Proteção no cockpit

Getty Images
Imagem: Getty Images
Na manhã desta quinta-feira em Barcelona, Raikkonen foi o primeiro piloto a experimentar o halo, proteção para a cabeça dos pilotos que deverá ser introduzida na Fórmula 1 em 2017.

A estrutura é a preferida da Federação Internacional de Automobilismo, ainda que sua adoção ainda não esteja confirmada.

A intenção é impedir que objetos grandes, como rodas, colidam com a cabeça dos pilotos em caso de acidente. O conceito está sendo considerado melhor do que o cockpit completamente fechado também por questões de segurança, pois a remoção de pilotos em caso de acidente seria mais fácil.

Raikkonen utilizou o halo apenas por uma volta no começo do dia. Depois, a Ferrari retirou o equipamento e seguiu normalmente com o teste.

A grande preocupação das equipes em relação à proteção é o peso. Originalmente, a peça, feita de fibra de carbono, pesava 10kg, mas a versão testada nesta quinta-feira não passaria dos 6kg.

A decisão final sobre a adoção do halo deve sair apenas no final de abril.

Confira os tempos (03/03 - consolidado do dia):
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari-Ferrari) 1m 22.765s
2. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m 23.193s
3. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m 23.251s
4. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Ferrari) 1m 23.382s
5. Nico Rosberg (ALE/Mercedes-Mercedes) 1m 24.126s
6. Felipe Nasr (BRASauber-Ferrari) 1m 24.760s
7. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 1m 24.870s
8. Pascal Wehrlein (ALE/MRT-Mercedes) 1m 24.913s
9. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-TAG-Heuer) 1m 25.141s
10. Jolyon Palmer (GBR/Renault-Renault) 1m 26.224s
11. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes-Mercedes) 1m 26.468s
12. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) 1m 27.196s

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo