Fórmula 1

Hamilton se revolta com proteção para cockpit: 'Pior mudança da história'

José Jordan/AFP Photo
Imagem: José Jordan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

04/03/2016 05h18

O tricampeão Lewis Hamilton atacou fortemente o modelo de proteção para o cockpit proposto pela própria equipe Mercedes e testado em pista pela primeira vez na última quinta-feira por Kimi Raikkonen, da Ferrari. O chamado halo, espécie de arco colocado diante da cabeça do piloto para aumentar a segurança, deve ser implementado em 2017.

“Por favor, não!”, escreveu o piloto em suas redes sociais. “É a pior modificação já feita na história da Fórmula 1. Aprecio a busca pela segurança, mas isso é F-1, e a maneira como é hoje está ótimo.”

Nico Hulkenberg concordou com o inglês. "É horrível. Você tem de aceitar alguns riscos, não dá para esterelizar o esporte. Precisa haver um elemento de perigo, isso não torna o esporte sexy ou atraente. Para mim, não me parece esteticamente certo."

O chefe da Red Bull, Christian Horner, também criticou o sistema. "Testamos em nosso simulador e estamos preocupados com alguns problemas de visibilidade. A segurança e proteção da cabeça são coisas cruciais, mas não sou fã deste sistema. Acho que a F-1 pode mais do que isso, acho que podemos desenvolver algo mais elegante."

Opiniões positivas
Kimi Raikkonen, que testou o equipamento, se mostrou surpreso por não ter sentido tanta diferença em relação à visibilidade. "Obviamente, a visão é um pouco diferente, há uma limitação maior na parte frontal, mas não acho que esta é a versão final, então surpreendentemente, a diferença é pequena", afirmou.

O conceito do halo ganhou o apoio de Nico Rosberg, que publicou em suas redes sociais que trata-se de algo que “vai dar uma proteção muito maior e, ainda que o visual seja estranho, vamos nos acostumar com o tempo”.

Para o alemão, “é algo importante, e senti que era bom colocar isso no meu Facebook para saber quais são as opiniões. A minha é de que realmente é um passo adiante em termos de segurança devido à maioria das fatalidades que tivemos nos últimos anos [terem ocorrido por lesões na cabeça]. Isso teria salvado essas pessoas, então é um passo grande, definitivamente necessário. Ok, visualmente não é tão bom quanto hoje, mas de alguns ângulos, como de frente, me pareceu bem legal. Com um pouco de evolução, pode parecer legal eventualmente, então tem meu apoio.”

A estrutura, contudo, é a preferida da Federação Internacional de Automobilismo, ainda que sua adoção ainda não esteja confirmada. A intenção é impedir que objetos grandes, como rodas, colidam com a cabeça dos pilotos em caso de acidente. O conceito está sendo considerado melhor do que o cockpit completamente fechado também por questões de segurança, pois a remoção de pilotos em caso de acidente seria mais fácil.

A peça foi testada novamente nesta sexta-feira, por Sebastian Vettel, também da Ferrari.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Esporte Ponto Final
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo