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Fórmula 1

FIA explica restrição ao rádio na F1 e promete linha dura contra 'jeitinho'

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

18/03/2016 06h00

O diretor de corridas da Fórmula 1, Charlie Whiting, prometeu linha dura para aplicar a nova regra que limita bastante a comunicação entre pilotos e engenheiros a partir desta temporada. Segundo o profissional, a Federação Internacional de Automobilismo não vai tolerar o uso de manobras, como códigos, para burlar a medida.

“Ao estabelecer exatamente o que se pode dizer, é muito óbvio o que está fora disso”, explicou Whiting, após a FIA aclarar precisamente os tipos de mensagens permitidos. “Recebi algumas perguntas estranhas com pessoas dizendo coisas como ‘os pássaros estão voando alto no céu hoje’, mas só digo que não está na lista. E mesmo no caso de quem usar uma das mensagens que está na lista [das permitidas], mas transmitir algo diferente, teremos de lidar caso a caso.”

Whiting se refere à possibilidade da FIA checar tanto as mensagens, quanto o que o piloto muda em termos de configuração em seu carro. Logo, o diretor de provas acredita que a entidade tem as ferramentas para determinais eventuais códigos. “Vamos ouvir em tempo real e teremos quatro pessoas ouvindo cada três pilotos, e quatro ou cinco engenheiros de software ouvindo dois ou três pilotos cada. Vamos ouvir todas as mensagens, tenho certeza disso”, garantiu.

“Sobre as mensagens codificadas, temos de ter cuidado. Se tivermos alguma suspeita, podemos ver os dados do carro para determinar se algo mudou como resposta àquela mensagem. E, se na próxima corrida, ouvirmos a mesma mensagem, vamos construindo nosso conhecimento.”

A pena, explicou o profissional, vai depender do que for dito. “Se for algo simples, neste início vamos deixar passar, mas se for algo mais sério, os comissários podem considerar uma reprimenda. Se eles acharem que foi algo que realmente ajudou o piloto a fazer algo que ele não faria sozinho, então suspeito que uma penalização por tempo seria apropriada.”

A medida causou ceticismo de alguns pilotos, como Jenson Button. “A FIA simplesmente não é capaz de policiar isso. Eles não vão ouvir todas as mensagens, então temos de ver o que vai acontecer.”

Seu companheiro de McLaren, Fernando Alonso, foi outro que criticou a medida. "Vamos seguir mais ou menos uma certa abordagem, muito mais do que antes. Então, na verdade, acho que o piloto terá menos condições de decidir qualquer coisa. Antes tínhamos a possibilidade e instinto de sentir algo enquanto a corrida estava acontecendo. Tentamos atuar na estratégia e dar informação para a equipe, o que não podemos mais fazer. Não podemos mais ter um debate. Acho que estamos perdendo o instinto do piloto."

Mesmo com a resistência, a restrição aos rádios começa a valer a partir deste final de semana, no GP da Austrália, que abre a temporada de 2016.

Confira a lista do que pode ser informado aos pilotos:

- Indicação de um problema crítico com o carro, e qualquer mensagem neste sentido só poderá ser usada se uma falha de um componente ou sistema for iminente ou potencialmente terminal;

- Informações relativas a danos no carro;

- Confirmação de que a mensagem de um piloto foi ouvida;

- Instruções para alterar configurações do carro, desde que sejam apenas relacionadas a falhas e não melhorem a performance;

- Instrução para entrar no pit-lane para consertar o carro ou abandonar a prova;

- Indicação de um problema com o carro de um oponente;

- Informação dos comissários (bandeira vermelha, bandeira azul, bandeira amarela, safety-car, safety-car virtual, largada abortada, etc.);

- Transmissão de mensagem que venha da direção de prova;

- Pista molhada, óleo ou detritos nas curvas;

- Informações sobre o clima;

- Tempos de volta ou tempos de setor;

- Tempo de volta detalhado de um oponente;

- Ajudas relativas ao tráfego e diferenças para outros competidores durante treinos ou corrida;

- Instruções sobre troca de posição com outros pilotos;

- Número de voltas restantes;

- Posição de pista durante um treino ou uma corrida;

- ‘Acelere forte’, ‘acelere agora’, ‘você está em determinada colocação’, ‘mantenha a calma’, ou qualquer informação semelhante;

- Quando entrar nos boxes (ou ir para o grid durante as voltas de apresentação), só serão permitidas mensagens a esse respeito se o piloto efetivamente entrar nos pits nesta volta;

- Lembretes sobre o uso de limitador de velocidade, mudança no ajuste dos pneus para ajustar os pneus ao carro ou para checar a presença de linhas brancas e luzes de advertência na entrada e saída dos boxes;

- Infrações cometidas pelo piloto da equipe ou oponente, como cortar caminho pela chicane ou fora da pista, punição por tempo a ser aplicada, etc;

- Notificar se o DRS está ativado ou desativado;

- Informar sobre uma falha no sistema de ativação do DRS;

- Vazamento de óleo;

- Informações obtidas durante treinos.
 

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