Topo

Fórmula 1

Alonso diz que lembrou da mãe em capotagem e revela: 'Dói um pouco de tudo'

Do UOL, em São Paulo

20/03/2016 04h44

Fernando Alonso reconheceu que teve sorte de escapar apenas com dores no corpo de um forte acidente no GP da Austrália. O espanhol assumiu a culpa por ter atingido a Haas de Esteban Gutierrez e capotado por duas vezes antes de parar, com sua McLaren destruída, de cabeça para baixo na brita.

“Dói um pouco de tudo. O corpo se movimenta muito dentro do cockpit quando se bate a estas velocidades. O joelho está doendo um pouco, mas tirando isso está tudo perfeito, e tenho muita sorte”, disse o piloto, que revelou ter tido pressa para sair por carro “porque sabia que minha mãe estava vendo a corrida.”

Alonso se disse aliviado pelo acidente não ter causado problemas mais sérios. “Estou muito contente de estar falando com vocês [jornalistas], porque quando você está a mais de 300km/h, arrisca a vida. Se em uma das capotadas o golpe não é bom, você pode ter um problema sério. Então estou agradecido e com vontade que tudo isso acabe rápido para que possa voltar ao carro logo.”

“Estávamos muito juntos. Entrei no vácuo o máximo possível, e fazer movimentos tão fortes em pontos de freada é sempre perigoso. Estar muito perto me fez perder a referência de freada, perdi o ponto certo e freei tarde demais. Eu levei ele junto. Quando você está tão perto e chega [na curva] a 310 ou 315km/h, são coisas que podem acontecer. O bom é que os dois estão bem.”

Mesmo com o acidente e lamentando o fato de ter perdido o primeiro motor da temporada, uma vez que o carro ficou bastante danificado, Alonso lembrou que a McLaren vinha bem no final de semana. Enquanto esteve na pista, o espanhol permaneceu na zona de pontuação, bem diferentemente do ano passado, em que não participou do GP da Austrália devido a uma batida na pré-temporada.

“Estou um pouco decepcionado por não terminar a prova. O estrago do carro é grande e perdemos uma unidade de potência. É uma pena depois de um bom final de semana terminar sem nenhum ponto.”

Classificação final do GP da Austrália: 
 
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - +8s
3) Sebastian Vettel  (ALE/Ferrari) - + 9,6s
4) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - + 24s
5) Felipe Massa (BRA/Williams) - + 58,9s
6) Romain Grosjean (FRA/Haas) - + 72s 
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - + 74s 
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams) - +75,1s
9) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - + 75,6s
10) Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - +76,8s
11) Jolyon Palmer (ING/Renault) - + 83,3s
12) Kevin Magnussen (DIN/Renault) - + 85,6s
13) Sergio Perez (MEX/Force India) - + 91,6s
14) Jenson Button (ING/McLaren) - + 1 volta
15) Felipe Nasr (BRA/Sauber) - + 1 volta
16) Pascal Wehrlein (ALE/Manor) - + 1 volta
 
Não completaram a prova:
 
Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Rio Haryanto (ID/Manor)
Esteban Gutierrez (MEX/Haas)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) 
 

Fórmula 1