Fórmula 1

Acidente de Alonso não teria sido pior com proteção no cockpit, diz Button

Arte/UOL Esporte
Imagem: Arte/UOL Esporte

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 10h47

O fato de Fernando Alonso ter saído ileso do impressionante durante o GP da Austrália do último domingo não invalida a necessidade de aumentar a proteção para a cabeça dos pilotos. É o que defende o companheiro do espanhol, Jenson Button.

A McLaren de Alonso capotou por duas vezes e parou de ponta-cabeça depois que o espanhol atingiu a Haas de Esteban Gutierrez a mais de 300km/h. O piloto saiu rapidamente do carro, sem precisar da ajuda dos fiscais, e escapou apenas com dores no joelho e nas costas.

A dinâmica do acidente alimentou a polêmica sobre a introdução de uma proteção adicional à cabeça do piloto, que está programada para 2017.

Atualmente, o modelo preferido é o halo, espécie de arco posicionado na parte da frente do cockpit. Porém, uma das preocupações é justamente com a remoção do piloto em acidentes como o de Alonso.

“Não havia a necessidade de retirá-lo [rapidamente] naquela situação. O maior risco seria algo bater na cabeça dele do que qualquer coisa acontecendo quando o carro está de cabeça para baixo”, opinou Button. “É muito incomum que haja um problema com vazamento de combustível ou algo do tipo por como o tanque. Não vai acontecer. Por isso acho melhor ter o halo. Eles iriam virar o carro para tirá-lo de lá, então só demoraria um pouco mais.”

O halo foi testado durante a pré-temporada pela Ferrari, mas recebeu muitas críticas por limitar ainda mais a visibilidade dos pilotos. Há quem defenda ainda que a Fórmula 1 perderia uma característica importante ao deixar de ser uma categoria com cockpit aberto.

Na semana passada, a Red Bull divulgou seu projeto de proteção, que se assemelha mais a um jato. Porém, o time informou que não poderia implementar o sistema já na próxima temporada, como quer a FIA. A decisão final deve sair no final de abril.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo