Topo

Fórmula 1

Williams se surpreende com rivais e se vê atrás até da Toro Rosso

Rob Griffith/AP
Imagem: Rob Griffith/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

27/03/2016 06h00

A Williams começou a temporada de 2016 com a expectativa de, ao menos, manter o posto de terceira grande força do campeonato. Porém, a performance do GP de abertura na Austrália acendeu o sinal de alerta no time de Felipe Massa e Valtteri Bottas: superada pela Red Bull na corrida e pela Toro Rosso na classificação, a equipe se vê como a quinta força. E não esconde a surpresa especialmente com a nova rival.

“Quando fazemos uma avaliação dos carros, nos baseamos em uma margem de erro, porque não temos os dados perfeitos e acabamos subestimando a Toro Rosso”, reconheceu Pat Symonds, diretor técnico da Williams. “É a equipe que realmente supreendeu, os outros estão alinhados com o que as previsões que fizemos.”

Tanto que, além de reconhecer que a Williams não está no nível da Red Bull, Symonds avalia que a escuderia também está atrás do time de Max Verstappen e Carlos Sainz. “No momento, a ordem provavelmente tem a Toro Rosso, nós, e a Force India.”

A força demonstrada pela Toro Rosso também surpreendeu a própria Red Bull, que seguiu usando os motores Renault.

“Dá para ver que é um carro rápido, particularmente em uma volta lançada”, avaliou o chefe da Red Bull, Chrstian Horner. “Lewis [Hamilton] não conseguia passar a Toro Rosso nem na reta, e ele nos passou com mais facilidade. Dá para ver que eles têm um carro competitivo e esperamos que eles sejam rápidos na primeira parte da temporada, antes dos upgrades começarem a chegar.”

Horner se refere às novidades que serão introduzidas ao longo do ano nos motores, às quais a Toro Rosso não terá acesso devido à natureza de seu acordo com a Ferrari, que prevê apenas a venda de motores de 2015.

Após a surpresa de Melbourne, Symonds acredita que a próxima etapa, no Bahrein, dia 3 de abril, dará um quadro mais representativo da relação de forças e espera que as novidades que a Williams vai introduzir no carro ajudem a melhorar o quadro.

“Veremos como as coisas ficarão em uma pista diferente. Estou impaciente para ver o que podemos fazer na próxima corrida, quando chegarão as peças novas. Espero que o pacote aerodinâmico traga os resultados que prevemos.”

Acredita-se que a equipe só consiga levar um novo bico, com o qual espera ter um ganho significativo, ao Bahrein. Nesse caso, a novidade ficaria com Massa, uma vez que o brasileiro está à frente de Bottas no campeonato.

Fórmula 1