Topo

Fórmula 1

Substituto de Alonso, Stoffel Vandoorne estreia com moral em alta na F-1

Andrew Hone/Getty Images
Imagem: Andrew Hone/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/03/2016 11h09

O veto dos médicos da FIA à participação de Fernando Alonso no GP do Bahrein abriu o caminho para uma estreia bastante aguardada na Fórmula 1: o belga Stoffel Vandoorne, atual piloto de testes da McLaren e campeão da GP2, principal categoria de acesso.

Considerado um dos grandes talentos de sua geração, Vandoorne foi seriamente cogitado para substituir Jenson Button nos últimos dois anos, caso o inglês não renovasse com o time, e é tido como nome certo quando o campeão de 2009 ou o próprio Alonso, cujo contrato vai até o final de 2017, saírem da McLaren.

Tanto o belga quanto o time, contudo, foram pegos de surpresa com o veto de Alonso, que não foi aprovado pelos médicos por ainda apresentar fraturas nas costelas em decorrência do forte acidente sofrido no GP da Austrália, há pouco menos de duas semanas: Vandoorne se preparava para testar o carro da Super Fórmula, categoria japonesa na qual correrá em 2016, quando recebeu a notícia.

“Já estou embarcando para o Bahrein, um pouco mais cedo do que esperava, mas estou muito animado. Quero fazer meu melhor para a McLaren!”, publicou o piloto em sua conta no twitter.

O belga, que completou 24 anos na semana passada, conquistou títulos praticamente em todas as categorias por que passou, desde a Fórmula 4, passando pela Renault 2.0 e GP2. Só não foi campeão na Fórmula Renault 3.5, quando foi vice, sendo superado por Kevin Magnussen, hoje na Renault.

Vandoorne, que já testou diversas vezes na pista com a McLaren, mas nunca em uma sessão oficial, chega à categoria bem cotado após uma grande temporada na GP2, quando dominou o campeonato e foi campeão por antecipação. Duas das 11 vitórias que o belga conquistou na categoria de acesso nos dois anos em que disputou o campeonato foram justamente no Bahrein.

No nível de Button
Com a experiência de ter corrido ao lado de Vandoorne na Fórmula Renault 3.5 e de ter trabalhado com o belga na McLaren, quando era piloto de testes, Magnussen acredita que o piloto vai dar conta do recado neste final de semana.

“Ele é bom o bastante para estar na Fórmula 1, então vai correr bem, com certeza. Sei que ele merece estar aqui, então estou feliz que ele esteja tendo essa chance. É uma grande oportunidade para qualquer um, então espero que ele possa curtir.”

Perguntado se acredita que Vandoorne poderá andar no mesmo nível de Jenson Button mesmo com pouca experiência, Magnussen disse que sim e lembrou que o simulador da McLaren representa um bom treino para seus pilotos. “Tanto que na minha primeira corrida, eu fui muito bem, então não acho que [a falta de experiência com o carro] será um grande problema”, disse o dinamarquês, que foi ao pódio em sua estreia, justamente pela McLaren, em 2014.

Fórmula 1