Treino novo falha novamente, e Hamilton sai na frente no GP do Bahrein

Do UOL, em São Paulo

02/04/2016 12h57

Depois de perder para o companheiro Nico Rosberg em todos os treinos livres, Lewis Hamilton virou o jogo vai largar na pole do GP do Bahrein. Rosberg se classificou em segundo e Sebastian Vettel, em terceiro. A largada para a segunda etapa do campeonato será ao meio-dia do domingo, pelo horário de Brasília.

A pole de Hamilton chegou a correr risco após o inglês ter de se explicar por ter dado marcha ré no pitlane após o fim do treino, o que é proibido, mas o tricampeão escapou apenas com uma reprimenda e manteve o resultado.

Felipe Massa levou a Williams ao sétimo no grid, enquanto Felipe Nasr não foi bem e vai largar na última colocação com a Sauber.

Depois de muita polêmica, o sistema de classificação que estreou no GP da Austrália foi mantido para esta etapa, com eliminações a cada 90s nos minutos finais de cada uma das três partes do treino. Porém, a exemplo da primeira prova, o novo sistema não funcionou a contento e deixou a desejar em termos de emoção.

Q1
Após primeiros minutos frenéticos, em que todos tentaram garantir tempos bons o suficiente para fugir da eliminação. A partir do sétimo minuto, quando as posições começaram a ser definidas, Felipe Nasr foi a primeira vítima e vai largar em último, depois de errar sua volta rápida.
O brasileiro ficou de fora do treino junto de Haryanto, da Manor, da dupla da Renault - Jonathan Palmer e Kevin Magnussen - de Sergio Perez, da Force India, e de seu companheiro Marcus Ericsson.

O grande destaque foi Pascal Wehrlein, que chamou a atenção mesmo tendo sido o último dos eliminados no Q1. Afinal, estreante o alemão, na pior equipe da Fórmula 1, conseguiu se classificar em 16º. Foi a melhor classificação da Manor desde que Jules Bianchi conseguiu chegar ao Q2 em 2014.

Entre os primeiros, Rosberg superou Hamilton, com Ricciardo em terceiro lugar e Bottas se colocando entre as Ferrari, que vinham logo atrás. A volta de Massa não foi boa e o brasileiro passou para o 12º.

Q2
Hamilton deu a resposta a Rosberg na segunda parte do treino, meio segundo mais rápido que o companheiro. A volta do alemão também foi superada por Vettel, com Raikkonen em quarto. Nas primeiras eliminações, quem ficou pelo caminho foi Daniil Kvyat. Jenson Button, da McLaren, ficou com a 14ª colocação. Esteban Gutierrez e Stoffel Vandoorne, que estreia neste final de semana no lugar de Fernando Alonso, também ficaram pelo caminho.

Em mais um anti-clímax da nova classificação, a maioria dos pilotos fez apenas uma volta rápida e aguardou pela eliminação nos boxes. Uma exceção foi Hulkenberg, que conseguiu pelo menos se salvar e entrar no Q3.

Assim, Sainz ficou com a 11ª colocação, Verstappen ficou em 10º e Grosjean, com a novata Haas, se colocou em uma ótima nona posição.

Q3
Rosberg respondeu ao tempo de Hamilton na primeira volta rápida da parte final da classificação, sete décimos mais rápido que o companheiro, que errou a última curva. Vettel e Raikkonen se colocaram entre os pilotos da Mercedes, enquanto Ricciardo fez o quinto tempo, à frente das Williams de Bottas e Massa.

O primeiro a ser eliminado foi Hulkenberg, que entrara por pouco no Q3. Felipe Massa também não teve tempo de melhorar dentro do sistema novo de classificação, com uma eliminação a cada 90 segundos, e ficou com o sétimo posto. Bottas, sexto, e Ricciardo, quinto, também não retornaram à pista.

Quem fez uma nova tentativa e escapou da quarta posição com o cronômetro de 90s em andamento foi Hamilton, que pulou para primeiro. Como os demais não conseguiram melhorar, o inglês ficou com a pole, definida com mais de dois minutos para o final do treino.

Confira o resultado da classificação do GP do Bahrein

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 29.493s
2. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 29.570s
3. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 30.012s
4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 30.244s
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer 1m 30.854s
6. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 31.153s
7. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 31.155s
8. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 31.620s

9. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 31.756s
10. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Ferrari 1m 31.772s
11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari 1m 31.816s
12. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 31,934s
13. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 31.945s
14. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 31.998s
15. Daniil Kvyat RUS Red Bull-TAG Heuer 1m 32.241s

16. Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes 1m 32.806s
17. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 32.840s
18. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 32.911s
19. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault 1m 33.181s*
20. Jolyon Palmer ING Renault-Renault 1m 33.438s
21. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes 1m 34.190s
22. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 34.388s 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo