Topo

Fórmula 1

Após segundo top 6 com time novato, Grosjean define: 'É o sonho americano'

Do UOL, em São Paulo

03/04/2016 14h51

Na primeira corrida do campeonato - e da existência da equipe Haas - muitos apontaram a sorte com a bandeira vermelha como o grande motivo para Romain Grosjean ter conseguido um sexto lugar. Porém, depois de andar praticamente o tempo todo dentro do top 10 ao longo do final de semana e de chegar em quinto lugar no GP do Bahrein, o francês comprovou que os estreantes norte-americanos são uma força real na temporada.

A aposta da equipe foi guardar vários jogos de pneus novos para a corrida, permitindo que Grosjean mantivesse um ritmo forte, priorizando os compostos supermacios, durante toda a prova. Conhecido por ser especialista em conservar a borracha, o piloto, que já foi ao pódio no Bahrein com a Lotus, fez várias ultrapassagens e, mesmo tendo tido um último pit stop lento, chegou à frente de carros como Red Bull e Williams.

“Foi inacreditável lugar com a Williams, Red Bull e Toro Rosso”, reconheceu Grosjean. “Não tive nenhum problema, pude pilotar o carro do jeito que eu queria, com uma estratégia agressiva com os supermacios. Há várias áreas para melhorar, mas este continua sendo um início dos sonhos.”

Prova disso foi a comemoração especial do francês no rádio da equipe, tão logo cruzou a linha de chegada. “Inacreditável, pessoal. Este é o sonho americano! Que grande trabalho vocês fizeram, eu amo vocês, isso é lindo! Eu tenho freios neste ano, isso ajuda”, ironizou, referindo-se ao carro da Lotus do ano passado.

“Estou muito feliz com o carro”, explicou. “Tenho muita confiança na freada, o que me ajuda a atacar. Amo a plataforma do carro e todos os sistemas dele. Eles me permitem tirar todo seu potencial. Agora temos de manter nossos pés na Terra.”

Fórmula 1