Topo

Fórmula 1

'Só tentei não errar', diz estreante que desbancou Button e pontuou

Do UOL, em São Paulo

03/04/2016 14h18

O novato Stoffel Vandoorne entrou no grid na fogueira para substituir Fernando Alonso às pressas e acabou se tornando um dos nomes do GP do Bahrein ao chegar em décimo lugar com a McLaren. O belga, que já havia chamado a atenção depois de se classificar à frente de Jenson Button, celebrou o bom resultado.

“A largada foi um pouco difícil. Mas no final das contas mais ou menos maximizamos a oportunidade. Para uma estreia na Fórmula 1, posso ficar bem contente com a corrida”, afirmou o piloto de 24 anos. “Desde o começo do final de semana, me senti confortável. Só tentei não cometer erros. Sair daqui com um ponto é um bônus. Cheguei sem expectativa alguma, então sair daqui com um ponto é fantástico.”

Vandoorne passou por uma verdadeira maratona para assumir o lugar de Alonso. O belga foi chamado às pressas após o veto dos médicos à participação do espanhol, que sofreu fraturas nas costelas em acidente no GP da Austrália. O caminho do Okayama até Manama, capital do Bahrein, foi longo: no total, 14 horas de voo divididas em três trechos e mais seis horas de espera entre um voo e outro. Isso sem contar no fuso horário de seis horas entre os países. Avisado já no final da tarde de quinta-feira no Japão, o piloto acabou chegando ao Bahrein apenas na manhã da sexta-feira. E participou de sua primeira sessão de treinos livres às 14h locais.

No avião, Vandoorne aproveitou para estudar o 'manual de instruções' do MP4-31. Afinal, apesar de ter testado algumas vezes com a equipe - inclusive em janeiro deste ano - o belga nunca tinha andado no modelo atual e, para piorar, como as novas regras limitam muito as informações que os engenheiros podem passar aos pilotos no carro, teria de decorar diversos procedimentos.

A maneira rápida como o atual campeão da GP2 se adaptou mesmo sob condições adversas lhe rendeu elogios do chefe, Eric Boullier. "Sua dedicação estudiosa a procedimentos tão complexos é louvável", disse o francês.

Para a próxima etapa, na China, contudo, Vandoorne deve voltar para a reserva. Mas agora o belga certamente estará a postos na quinta-feira antes da terceira etapa do mundial, uma vez que o espanhol ainda precisa passar por exames para ser liberado.

Fórmula 1