Fórmula 1

Unidas, equipes da F-1 conseguem volta do sistema antigo de classificação

MOHAMMED AL-SHAIKH/AFP
Imagem: MOHAMMED AL-SHAIKH/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 09h28Atualizada em 07/04/2016 16h33

A pressão das equipes funcionou e os dirigentes da Fórmula 1 concordaram em alterar o sistema de disputa da classificação, retornando ao formato utilizado ano passado. A mudança passa a valer já a partir da próxima etapa, no GP da China, dia 17 de abril.

No dia em que seria votada uma nova proposta para alterar o sistema de disputa da classificação na Fórmula 1, as equipes entregaram um documento para a federação internacional e os detentores dos direitos comerciais deixando claro que estavam unidos para voltar ao sistema utilizado até o ano passado.

O sistema de votação para mudanças no regulamento de uma temporada em vigor prevê que todas as equipes, federação (FIA) e detentores dos direitos comerciais (FOM) devem concordar de forma unânime. Porém, os dirigentes estavam tentando barrar qualquer chance de retorno ao sistema de 2015, apesar dos pedidos das equipes.

Com este raro pedido consensual entre as equipes, calcados em forte apoio dos fãs, FIA e FOM foram colocados em situação política difícil e tiveram de ceder.

A mudança na classificação foi feita de maneira unilateral pela FIA, apoiada pela FOM, semanas antes do início da temporada. Ao invés do sistema de eliminação simples após três partes do treino, a partir do GP da Austrália entrou em vigor um formato em que o piloto mais lento ficava de fora do treino a cada 90s. Porém, nas duas primeiras etapas do campeonato, isso fez com que a pista ficasse vazia por longos períodos e a pole position fosse decidida minutos antes da bandeirada, o que gerou duras críticas tanto das equipes, quanto dos fãs.

Os times, a FIA e a FOM, então, decidiram votar uma possível mudança nesta semana. Porém, o formato preferido das equipes - do retorno ao modelo de 2015 - não seria colocado na mesa, a exemplo do que aconteceu na primeira votação, após o GP da Austrália. O plano da FIA, comandada por Jean Todt, e da FOM, de Bernie Ecclestone, seria votar um terceiro sistema, com tempos agregados de duas sessões.

Na carta envidada nesta quinta-feira, as equipes abrem a possibilidade de mudar a classificação no futuro, dizendo que poderiam ser testadas outras versões na parte final do campeonato, a fim de tomar uma decisão mais consensual para 2017.

Confira a nota oficial da FIA: 

"A pedido unânime das equipes em uma carta recebida nesta quinta-feira, Jean Todt, presidente da FIA, e Bernie Ecclestone, representante do detentor dos direitos comerciais da F1, aceitaram, no interesse do campeonato, apresentar à Comissão de F1 e ao Conselho Mundial do Esporte a Motor a proposta para voltar para o formato de classificação em vigor em 2015.

Esta proposta, se aprovada por ambos os órgãos da F1, entrará em vigor no GP da China e será aplicada pelo resto da temporada.

 

Jean Todt e Bernie Ecclestone são favoráveis à ideia apresentada pelas equipes para uma avaliação geral de um formato de fim de semana para 2017."

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Topo