Fórmula 1

Senna fica em quinto e perde para Alonso em estudo que apontou melhor da F1

Jorge Araújo/Folhapress
Senna e Fangio Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 02h48

O argentino bicampeão dos anos 1950 Juan Manuel Fangio é o melhor piloto da história da Fórmula 1. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, que determinou um modelo matemático para desconsiderar o efeito do carro na categoria e calcular quem desempenhou o maior papel em seus próprios resultados.

A lista dos 10 melhores conta com os três brasileiros campeões mundiais: Ayrton Senna aparece em quinto lugar, Nelson Piquet foi considerado o sétimo melhor e Emerson Fittipaldi, o oitavo melhor piloto de todos os tempos.

O grande rival de Senna, o tetracampeão Alain Prost, ficou com o segundo lugar no estudo, à frente do bicampeão Fernando Alonso e do bicampeão dos anos 1960 Jim Clark.

Maior vencedor da história da Fórmula 1, Michael Schumacher aparece na lista apenas em nono. Porém, os estudiosos chegaram a uma conclusão interessante: se apenas a primeira carreira do alemão for considerada (até a primeira aposentadoria, em 2006), o heptacampeão pula para terceiro na lista.

Pelos resultados obtidos até hoje em sua carreira, Sebastian Vettel aparece como o décimo melhor de todos os tempos, curiosamente uma posição à frente do detentor dos dois últimos títulos, Lewis Hamilton.

O estudo, que levou em consideração os diferentes tipos de circuitos e condições climáticas, além de determinar a influência dos carros nos resultados, chegou a outras conclusões interessantes: as equipes importam cerca de seis vezes mais do que os pilotos para se vencer na Fórmula 1 e esse efeito aumentou ao longo dos anos - o que serve para explicar a presença de um piloto da década de 1950 na ponta do ranking. E a velha máxima de que os circuitos de rua são uma oportunidade de bons pilotos demonstrarem serviço é comprovada pelos números.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo