Fórmula 1

Williams decepciona, mas Massa bate companheiro por primeira vez desde 2010

Rob Griffith/AP
Imagem: Rob Griffith/AP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 06h00

A Williams é a primeira reconhecer que está longe de obter os resultados que esperava nestas três primeiras etapas do campeonato. Porém, Felipe Massa vem se destacando em relação ao companheiro Valtteri Bottas, chegando à frente do finlandês em todos os GPs disputados até aqui. Com isso, o brasileiro chega à quarta corrida que os dois disputaram na frente de um companheiro pela primeira vez desde 2010.

Aquela temporada marcou o início da parceria com Fernando Alonso na Ferrari. O espanhol venceu em sua estreia na categoria, no Bahrein, e foi quarto e 13º nas etapas seguintes, enquanto Massa, com um segundo, um terceiro e um sétimo lugares, fez dois pontos a mais.

A tendência começaria a se inverter em 2011, quando o placar apontava 26 a 24 a favor de Alonso após três etapas disputadas. Já em 2012, Massa teve seu pior início de ano, zerando nas provas iniciais enquanto Alonso somava 37 pontos - incluindo uma vitória no GP da Malásia.
Em 2013, última temporada de Massa na Ferrari, Alonso fez 43 pontos nas três primeiras etapas, contra 30 do brasileiro.

No ano seguinte, o piloto foi para a Williams, onde passou a ser companheiro de Bottas, em um duelo que tem sido equilibrado desde então, ainda que o finlandês tenha superado o brasileiro ao final de ambos os campeonatos.

Nas primeiras etapas de 2014, Bottas somou 20 pontos contra 12 de Massa. No ano seguinte, o finlandês não participou da primeira etapa por uma lesão nas costas. Portanto, contando as três primeiras provas que contaram com ambos, Valtteri fez 30 pontos contra 19 de Massa.

A tendência no início de 2016, contudo, é inversa. Massa tem atualmente 22 pontos, contra apenas sete de Bottas. O finlandês foi mal na classificação na Austrália e, ainda por cima, foi punido pela troca do câmbio, e não conseguiu passar do oitavo posto, enquanto Massa foi quinto. No Bahrein, Bottas recebeu outra punição, após colidir com Hamilton na largada, e terminou uma posição atrás de Massa, em nono. Já no último GP, o finlandês se classificou melhor, mas não teve um bom ritmo com os pneus médios no final e acabou em décimo. Massa, por sua vez, foi sexto.

Massa acredita que muito dessa superioridade em relação ao companheiro tem a ver com a maneira como tem trabalhado os pneus durante as corridas. “Minhas trajetórias foram bem diferentes na classificação e na corrida [na China], porque se eu usasse as mesmas, depois de algumas voltas, meus pneus acabariam”, afirmou ao Motorsport.com. “Acho que foi essa a diferença entre mim e Bottas, cujo ritmo na corrida não era tão bom. Isso também confirmou muito das informações que eu forneci à equipe nos testes de pré-temporada. É sempre bom obter um resultado que vem depois de trabalhar com os engenheiros: é um prêmio para fortalecer as relações dentro da equipe.”

Bottas reconhece que a situação incomoda. Afinal, sua meta para 2016 era deixar mais clara sua superioridade em relação a Massa. “Minha meta para o ano é ficar à frente dele mais vezes”, afirmou.

Os dois voltam à pista para o GP da Rússia, que será disputado dia 1º de maio.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo