Fórmula 1

F-1 das ultrapassagens vê rivais mais perto da Mercedes, mesmo com vantagem

Johannes Eisele/AFP
Imagem: Johannes Eisele/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

25/04/2016 06h00

O expressivo aumento do número de ultrapassagens, de mais de 200% em relação à média do ano passado, leva a crer que a Fórmula 1 vive uma das temporadas mais competitivas dos últimos anos. Por outro lado, Nico Rosberg venceu as três primeiras provas do ano, duas delas com bastante tranquilidade, e a Mercedes fez todas as poles positions. Afinal, será que a categoria está mesmo mais competitiva ou não?

Os números das primeiras etapas apontam que sim. No terceiro ano de um regulamento técnico relativamente estável, a Mercedes dá sinais de que está perdendo parte do domínio que marcou as últimas duas temporadas. Desde a introdução dos motores V6 turbo híbridos, a equipe só perdeu seis provas das 41 disputadas.

As estatísticas que compilam as voltas mais rápidas dadas por cada carro nas três primeiras etapas mostram uma diferença de 4,89% (a porcentagem é utilizada para desconsiderar as diferenças de tempo de volta entre as pistas) do primeiro para o último carro, ou seja, da Mercedes para a Manor. Ano passado, esse número era de 6,39% ao final da temporada. Desde 2014, a diferença nunca foi tão pequena.

Isso fica mais claro comparando diretamente os números dos GPs da Austrália, Bahrein e China de 2015 e 2016: em Melbourne, a vantagem da Mercedes neste ano foi de 0s8, contra 1s3 na temporada anterior. Na prova barenita, ela se manteve estável, em 0s5. E na China, caiu de 0s9 para 0s5.

Essa queda da vantagem já foi observada pelo chefe da equipe alemã, Toto Wolff. “Quanto mais tempo as regras permanecerem estáveis, maior é a tendência de convergência entre as performances, e é isso que temos visto agora”, avaliou.

E, mesmo ainda tendo uma vantagem considerável, o time tem motivos para se preocupar, uma vez que espera-se que Ferrari e Red Bull, as duas rivais mais próximas dos líderes, tenham ganhos significativos nas próximas etapas.

A Ferrari ainda não teria demonstrado todo o seu poderio, devido a um problema no turbo que faz com que Vettel e Raikkonen tenham que utilizar uma configuração menos potente. Para sanar isso, é esperado que a equipe faça uma atualização já para o GP da Rússia, próxima etapa, que será disputada neste final de semana.

Já a Red Bull, cujo carro é considerado o melhor do grid, confia na atualização do motor Renault, que deve ser feita no GP do Canadá, no início de junho. Com a melhora significativa da Honda para esta temporada, acredita-se que a unidade de potência francesa seja a mais fraca do grid atualmente.

Enquanto os rivais não melhoram o suficiente para tomar a ponta da Mercedes - e Lewis Hamilton não consegue ter uma corrida limpa - Nico Rosberg vai se aproveitando para abrir uma folga importante na liderança do campeonato, com 75 pontos, contra 39 do inglês. O terceiro colocado é Daniel Ricciardo, da Red Bull, com 36.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Esporte Ponto Final
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo