Fórmula 1

Temor por queda das ultrapassagens divide pilotos sobre novas regras da F-1

Getty Images/Dan Istitene
Imagem: Getty Images/Dan Istitene

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 06h00

Carros cerca de cinco segundos mais rápidos, visual mais agressivo, novas dimensões de asas e pneus mais largos. Falando dessa maneira, as mudanças nas regras de 2017 da Fórmula 1 parecem ser positivas para o esporte. Porém, os pilotos estão divididos. Para a maioria, a categoria corre o risco de ter corridas monótonas com o novo conceito.

Falando pelos pilotos na coletiva de imprensa do GP da Rússia, o líder do campeonato Nico Rosberg disse que a opinião geral é de que o conceito das novas regras não é o correto. “Queríamos que eles estudassem novamente as regras do ponto de vista técnico. Do jeito que está, tudo o que podemos fazer é aceitar.”

O temor é que se torne muito difícil um carro seguir o outro de perto sem ter perda de rendimento, uma vez que o efeito da aerodinâmica será maior. Assim, as ultrapassagens serão raras. “Talvez amemos os carros. Talvez a aderência seja maior. Agora é só esperar e tirar o máximo destes novos carros.”

Para pilotos do meio do pelotão, como Sergio Perez, a mudança é uma chance de ascenção. “Realmente espero que possamos ver as equipes mais competitivas. Na minha opinião, a F-1 precisa de mais competição, não pressão aerodinâmica”, declarou Sergio Perez.
Kvyat e Alonso apoiam

Mas há quem esteja mais otimista. O russo Daniil Kvyat lembrou que os pneus mais largos trarão mais aderência mecânica, uma forma dos carros ganharem velocidade que não vem da aerodinâmica. “Se a pressão aerodinâmica for gerada da forma correta, seria interessante para as disputas. E as equipes têm pouco tempo para preparar tudo, então todos podem começar no mesmo nível e isso pode significar corridas mais disputadas.”

Já Fernando Alonso, um dos grandes entusiastas dos carros mais rápidos e um dos poucos remanescentes da época em que os carros da Fórmula 1 bateram a maioria dos recordes de tempo de volta, no início dos anos 2000, diz não se importar caso o número de ultrapassagens caia.

“Acho que as coisas estão indo na direção certa. Precisamos tornar os carros mais rápidos e melhorar o show. Semana passada foi aniversário da corrida de Imola de 2005 [quando Alonso segurou Schumacher nas últimas 15 voltas na luta pela vitória de forma emocionante]. Houve três ou quatro ultrapassagens em toda a prova e foi considerado um dos maiores GPs. Então não acho que temos de dar tanta atenção às ultrapassagens.”

Para o espanhol, as trocas de posição não podem ser tão fáceis como hoje. “As ultrapassagens provavelmente não são tão reais quanto antes. Você não precisa estar inspirado para passar ou escolher o momento certo. Se não for nessa curva, você sabe que será na outra porque o outro está 5s mais lento.”

As mudanças no regulamento passaram pela Comissão de F-1, precisando ser ratificadas ainda pelo Conselho. Porém, como o regulamento dos motores ainda não foi fechado, não houve uma aprovação oficial.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo