Fórmula 1

'Terror' de Hamilton em 2016, quebras não são raridade com Mercedes no topo

AFP PHOTO / ANDREW YATES
Imagem: AFP PHOTO / ANDREW YATES

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

11/05/2016 06h00

A Mercedes chegou a se defender publicamente após a série de falhas sofrida por Lewis Hamilton neste início da temporada levantar a suspeita de favorecimento a Nico Rosberg dentro do time. Mas o fato é que, mesmo tendo dominado a Fórmula 1 desde o início da temporada de 2014, a confiabilidade do carro não tem sido o ponto mais forte da equipe.

Os problemas começaram logo na primeira etapa de 2014, quando o próprio Hamilton abandonou com uma quebra de motor. O inglês voltaria a ter problemas, desta vez de freios, que o tirariam do GP do Canadá. Nico Rosberg, por sua vez, ficou de fora de duas provas daquela temporada, em que a equipe tinha grande folga em relação aos rivais e não precisava forçar muito seu equipamento: o alemão teve problemas de câmbio na Inglaterra e elétricos em Cingapura, quando sequer chegou a largar.

No ano seguinte, outro em que a Mercedes tinha grande folga em termos de performance, foram três quebras em GPs: Rosberg teve problemas no motor na Itália e no acelerador na Rússia, enquanto Hamilton não completou o GP de Cingapura, também por falha no motor.

Apesar do número de abandonos em si ser relativamente baixo, foram inúmeras as vezes em que os pilotos da Mercedes tiveram de diminuir o ritmo por conta de falhas. A mais traumática para Rosberg foi na decisão do título de 2014, quando teve um problema de ERS (sistema de recuperação de energia). Já Hamilton teve classificações comprometidas na Alemanha (freios) e na Hungria (motor).

Os problemas também apareceram nas corridas: no GP do Bahrein de 2015, os freios de ambos os carros tiveram superaquecimento, falha comum aos carros da Mercedes quando eles andam no meio do pelotão.

O último episódio foi no GP da Rússia, no qual, mesmo conquistando a dobradinha, a Mercedes enfrentou falhas em ambos os carros.
Tanto que, mesmo no final do campeonato do ano passado, vencido com três provas de antecipação, o chefe Toto Wolff já alertava para a falta de confiabilidade: “Estamos longe da nossa meta em relação a isso”, avisou.

Após a série de problemas que atingiu especialmente Hamilton - no câmbio e especialmente no motor - Wolff reforçou seu discurso. “Como as regras estão estáveis, fica cada vez mais difícil melhorar a performance. Temos de forçar os limites às vezes para melhorar e isso faz com que encontremos estes limites. Talvez esse seja nosso atual momento”, refletiu após o GP da Rússia.

Para a etapa deste final de semana na Espanha, a prioridade da equipe é acabar com a série de azares de Hamilton. “O time está trabalhando dia e noite para resolver estes problemas e nosso objetivo é ter um final de semana limpo”, declarou o diretor técnico, Paddy Lowe, em comunicado oficial.

O GP da Espanha tem treinos livres a partir das 5h e das 9h, pelo horário de Brasília, na sexta-feira. No sábado, as atividades começam com o último treino livre, às 6h, e seguem com a classificação, às 9h. A largada será também às 9h, no domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo