Topo

Fórmula 1

Hamilton e Rosberg batem na largada e ficam de fora do GP da Espanha

Hamilton e Rosberg se acidentam na primeira volta do GP da Espanha - Formula 1 Oficial
Hamilton e Rosberg se acidentam na primeira volta do GP da Espanha Imagem: Formula 1 Oficial

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

15/05/2016 09h12Atualizada em 15/05/2016 10h21

O GP da Espanha não durou mais do que três curvas para a dupla de pilotos da Mercedes. Lewis Hamilton e Nico Rosberg bateram logo na primeira volta e ficaram de fora da prova. O incidente será investigado pelos comissários após a corrida.

Hamilton largou na pole, mas foi ultrapassado pelo companheiro, por fora, na primeira curva. Confira em tempo real o GP da Espanha pelo Placar UOL.

15.mai.2016 - Nico Rosberg volta de carona para os boxes após batida com Lewis Hamilton no GP da Espanha - Emilio Morenatti/AP - Emilio Morenatti/AP
Rosberg volta de carona após batida. NIki Lauda culpou Hamilton
Imagem: Emilio Morenatti/AP

O inglês tentou dar o troco após a curva três, mas o alemão fechou a porta e o jogou para a grama. Hamilton, então, perdeu o controle e rodou, batendo no companheiro.

Para o presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda, a culpa foi de Hamilton. "Lewis foi muito agressivo. O fato de ambos estarem fora depois de algumas curvas é completamente inaceitável." Ambos os pilotos entraram no motorhome da equipe ainda usando seus capacetes. Minutos depois, os chefes Toto Wolff e Paddy Lowe também entraram no recinto.

Após a conversa, Wolff disse à BBC que "ambos os pilotos estavam muito chateados, por eles mesmos e pela equipe. Eles se desculparam à equipe. Perdemos uma dobradinha em potencial, 43 pontos e muito esforço foram jogados fora. É uma situação muito difícil e não está clara então não queria culpar nenhum dos dois no momento. Não é 100% culpa de um e 0% culpa do outro."

Sobre a opinião de Lauda, Wolff disse que foi uma reação no calor do momento, "algo que ele falou do ponto de vista de um ex-piloto. Tenho certeza de que ele vai mudar sua opinião quando vir os dados de telemetria."

Para o futuro, o dirigente disse que a equipe ainda vai conversar novamente com os pilotos depois dos dados serem estudados, "para que isso não volte a acontecer no futuro".

Hamilton esperava começar sua reação no campeonato na etapa espanhola, a quinta do campeonato. O inglês não teve um final de semana limpo até agora e viu Rosberg vencer as quatro primeiras provas e abrir 43 pontos na liderança do campeonato. Com o acidente, a Mercedes teve seu primeiro abandono duplo desde 2011.

Fórmula 1