Topo

Fórmula 1

De ano no hospital a tiro ao alvo: o que campeões da F-1 faziam aos 18 anos

Ayrton Senna ainda andava de kart quando tinha a idade de Verstappen hoje - Divulgação/Arquivo Folhapress
Ayrton Senna ainda andava de kart quando tinha a idade de Verstappen hoje Imagem: Divulgação/Arquivo Folhapress

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

17/05/2016 05h54

Max Verstappen arrasou o recorde que era de Sebastian Vettel como vencedor mais jovem da história ao conquistar o GP da Espanha com apenas 18 anos e 227 dias. O alemão, que já impressionara quando conquistou o GP da Itália de 2008 aos 21, era quem estava mais próximo da F-1 entre os campeões mundiais quando tinha a idade do piloto da Red Bull. Porém, a história conta que alguns dos que viriam a conquistar muitos títulos na categoria não tinha sequer começado aos 18.

Detentor de cinco títulos na F-1, Juan Manuel Fangio era quem estava mais longe da categoria aos 18 anos. Na verdade, passou a maior parte daquele ano de cama, tratando de uma pleurisia, na Argentina. Sua única experiência no automobilismo era um trabalho como mecânico e sua carreira como piloto só começaria cinco anos depois.

Nelson Piquet era outro que ainda não corria profissionalmente aos 18 anos. O brasileiro terminou seus estudos nos Estados Unidos e só depois começou a correr. No exterior, preferia se dedicar ao tênis.

Brigando com a família
Alguns grandes campeões estavam em rota de colisão com suas famílias aos 18 anos. Era o caso de Niki Lauda, que só começou a correr, escondido dos pais, quando tinha 19 e ainda demoraria anos para entrar em seu primeiro campeonato.

O caso é semelhante a Jackie Stewart, que praticava tiro ao alvo aos 18 anos. Não que o escocês não amasse a velocidade mas, depois que o irmão mais velho ficou seriamente ferido em Le Mans, a família tentou impedi-lo de seguir carreira. A história só mudaria quando o futuro tricampeão do mundo decidiu correr mesmo assim aos 22 anos.

No kart
Com as carreiras começando cada vez mais cedo, os pilotos que viriam a ser campeões das décadas de 80 e 90 já estavam no kart aos 18 anos. Michael Schumacher estava em seu último ano no kartismo, ganhando os campeonatos alemão e europeu.

Senna também colecionava títulos no kart aos 18 e demoraria três anos para estrear nos carros de fórmula. Prost, por sua vez, estreava no kart aos 18 anos, vencendo o campeonato francês e o europeu júnior.

Dentetor de recordes de precocidade por muitos anos na F-1, Emerson Fittipaldi fez seu primeiro ano de kart quando tinha 18. O brasileiro já respirava automobilismo, acompanhando a carreira do irmão Wilson.

‘Ex-prodígios’
A ascensão meteórica de Verstappen, que fez apenas um ano em carros de fórmula antes de chegar à F-1, acabou reescrevendo a história de quão rápida pode ser uma carreira no automobilismo. Antes dele, pilotos como Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Vettel tiveram carreiras consideradas rápidas.

Aos 18 anos, por exemplo, Hamilton já era apoiado pela McLaren e foi campeão da F-Renault Inglesa, em seu primeiro grande título com carros de fórmula, com 10 vitórias em 15 etapas.

Já Vettel estava no terceiro ano correndo com carros de fórmula quando tinha 18. Já apoiado pela BMW e dentro do programa de jovens pilotos da Red Bull, estreou na F3 Euroseries foi o grande novato do ano, fechando em quinto. Naquele ano, inclusive, fez seu primeiro teste com um F-1.

Os 18 anos de Alonso marcaram sua estreia nos monopostos, na Fórmula Nissan, em uma carreira que seria quase tão breve quanto a de Verstappen: o espanhol só precisou de duas temporadas nas categorias de base para estrear na F-1.

Fórmula 1