Fórmula 1

Pela primeira vez na pole, Daniel Ricciardo arrisca na estratégia para o GP

Lars Baron/Getty Images
Imagem: Lars Baron/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monte Carlo (MON)

28/05/2016 10h49

A expectativa por uma grande performance da Red Bull se tornou realidade quando Daniel Ricciardo marcou sua primeira pole position da carreira. O australiano sabia que tinha uma grande chance e não escondeu a empolgação por estrear no primeiro lugar do grid justamente no GP de Mônaco.

“Definitivamente um lugar especial. Eu sabia que, ao chegar neste final de semana, que teria chance. Também, senti que estou tirando o máximo do carro, então cheguei aqui com muita confiança. Estou muito feliz porque sempre gostei de pilotar aqui e o carro está bom.”

Mesmo empolgado com a primeira pole, Ricciardo garantiu que isso não muda sua preparação para a prova. “Provavelmente vou dormir mais tranquilo sabendo que consegui o resultado que queria, porque nos outros dias havia muita antecipação. Não vai mudar minha abordagem. Sinto que demorou para acontecer e estou feliz por ter conseguido, mas não acho que isso vai mudar como vou me preparar para a corrida.”

O australiano surpreendeu ao adotar uma estratégia diferente, fazendo sua volta mais rápida no Q2 com o pneu supermacio. Com isso, ele deverá largar com este composto, ao contrário dos demais pilotos do top 10, que começarão a corrida com os ultramacios.

“O plano era fazer uma tentativa com o ultramacio e tentar o supermacio para dar mais opções para a corrida. Acho que isso também foi bom para o Q3, porque sabia o que podia fazer com um pneu mais lento. Pela nossa experiência, não há muita diferença na largada e o ritmo também é similar”, garantiu.

Seu companheiro, Max Verstappen, por sua vez, bateu ainda no Q1, antes de fazer sua primeira volta rápida, e vai largar em penúltimo.

A largada do GP de Mônaco será as 9h, pelo horário de Brasília.

Confira o grid de largada do GP de Mônaco
1. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min13s622
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min13s791
3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) - 1min13s942
4. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 1min14s552
5. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min14s726
6. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) - 1min14s749
7. Sergio Perez (MEX/Force India) - 1min14s902
8. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - 1min15s273
9. Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 1min15s363
10. Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 1min15s273
11. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min14s732*
12. Esteban Gutiérrez (MEX/Haas) - 1min15s293
13. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min15s352
14. Felipe Massa (BRA/Williams)- 1min15s385
15. Romain Grosjean (FRA/Haas)- 1min15s571
16. Kevin Magnussen (DIN/Renault) - 1min16s058
17. Marcus Ericsson (SUE/Sauber)- 1min16s299
18. Joylon Palmer (GBR/Renault) - 1min16s586
19. Rio Haryanto (INA/Manor) - 1min17s295
20. Pascal Wehrlein (ALE/Manor) - 1min17s452
21. Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 1min22s467
22. Felipe Nasr (BRA/Sauber) - sem tempo

*punido pela troca do câmbio

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi

Blog do Carsughi

A ridícula ciranda dos técnicos

Cerca de duas semanas atrás, o técnico Zé Ricardo foi demitido pelo Flamengo. Outro dia foi a vez de Milton Mendes ser afastado do Vasco. E o curioso é que agora o Vasco tem, em Zé Ricardo, que não mais servia para o Flamengo, a grande solução para ser o novo técnico cruzmaltino. Numa análise mais ampla foram nada menos que 16 os técnicos demitidos nas primeiras 21 rodadas deste campeonato brasileiro. O que, por sinal, lembra o que aconteceu nos últimos dois anos. E, se formos ver o que aconteceu desde o início do ano, constataremos que apenas 6 clubes mantiveram até hoje o técnico com que começaram a temporada. A título de curiosidade, são eles Fábio Carille (Corinthians), Mano Menezes (Cruzeiro), Jair Ventura (Botafogo), Renato Gaucho (Gremio), Abel Braga (Fluminense) e Claudinei Oliveira (Avaí). Esta ridícula ciranda tem, em minha opinião, uma explicação clara : a incompetência dos dirigentes. Pois são eles que escolhem o técnico e, ao faze-lo, devem (ao menos se supõe) analisar sua forma de trabalho, ver o que fizeram no passado e julgar se ele vai se adaptar ao que o clube pretende. Assim, por exemplo, contratar um técnico reconhecidamente retranqueiro para fazer o time jogar bonito e ofensivamente, constitui um absurdo total. Feita a escolha, o cartola deveria assumir a decisão e não encontrar na despedida do técnico o comodo álibi para seu erro. Erro que, para dirigentes merecedores deste rótulo, deveria ser, no mínimo, acompanhado por um pedido de demissão irrevogável de seu cargo. Infelizmente é muito mais fácil jogar a culpa num subordinado do que admitir o erro e pagar por ele. Como direta conseqüência, os técnicos acabam recebendo salários incompatíveis com a situação financeira de nosso futebol, já que se trata de uma função de alto risco. E, não raro, são promotores de contratações que podem não serem úteis no futuro, quando um novo técnico quiser implantar uma diferente filosofia de jogo. Em resumo, o grande prejudicado acaba sendo sempre o clube, onerado por dívidas que cartola algum cria nas empresas que porventura lhe pertençam. Mas aí estaríamos entrando noutro assunto, o da responsabilidade fiscal dos dirigentes, que fica para outra cronica…

Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Esporte Ponto Final
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo