Fórmula 1

Crise na Ferrari envolve críticas a Vettel, pneus e desconfiança de rivais

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

02/06/2016 06h00

“O carro está piorando”, reclamou Sebastian Vettel via rádio logo após a classificação para o GP de Mônaco. O alemão tem tentado manter o otimismo nas últimas corridas, mas não esconde a decepção de ver a Ferrari perdendo terreno para a Red Bull, especialmente nas decisões do grid de largada.

Afinal, a expectativa ferrarista antes do início da temporada era tentar ameaçar o domínio da Mercedes. Porém, desde que liderou a primeira etapa, na Austrália, o alemão vem colecionando uma série de decepções. Após seis etapas disputadas no campeonato, é apenas o quinto colocado e já tem 46 pontos de desvantagem em relação ao líder Nico Rosberg, enquanto a equipe Ferrari só tem nove pontos de vantagem em relação à Red Bull e viu a diferença cair significativamente nas últimas duas provas.

A pressão da imprensa italiana já começou. Após o GP de Mônaco, o Corriere della Sera disse que Vettel “é uma sombra triste em relação ao piloto que tomou as rédeas da Scuderia ano passado”.

Para a Gazzetta dello Sport, por sua vez, Vettel está “assumindo uma culpa que não é sua”, pois o alemão “está lutando com um carro com o qual não dá para liderar corridas e contra uma Maranello fora dos trilhos.”

Problemas com os pneus

Já começou pressão para que Maurizio Arrivabene, chefe da equipe, saia do comando. Mas o dirigente vem preferindo apontar o dedo para os rivais, dizendo que Toro Rosso, Red Bull e Mercedes estariam “jogando com as pressões dos pneus e poderia ser interessante se conseguissem identificar isso”, referindo-se a uma reclamação que começou na McLaren a respeito de um sistema com o qual estas equipes estariam burlando as pressões mínimas reguladas pela Pirelli. O mau funcionamento dos pneus seria a principal causa da falta de rendimento da Ferrari em classificações.

"Foi a história de Barcelona e também de Mônaco", disse Arrivabene. "O problema é sempre a tarde de sábado, tem a ver com como nosso carro trabalha os pneus. Temos de tentar compreender, porque é absurdo que um carro tenha um desempenho no Q1 e no Q2 e depois seja incapaz de repetir no Q3. Falamos sobre a janela operacional dos pneus, mas estamos analisando o que acontece."

Para o italiano, as classificações ruins fazem com que a Ferrari acabe “encarando problemas que não são nossos” na corrida, lutando com carros inferiores. “Olhe o que aconteceu em Mônaco: para recuperar posições, tivemos de adotar uma estratégia agressiva que nos colocou atrás de Felipe Massa - que não deveria ser nosso rival. A estratégia foi certa, mas é uma escolha que não teríamos de fazer se a classificação fosse melhor.”

Além de resolver os problemas com as pressões dos pneus, a Scuderia planeja introduzir mais uma evolução de seu motor na próxima etapa, no Canadá, dia 12 de junho. A única dúvida é se será necessário gastar fichas de desenvolvimento para fazer a atualização.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo