Topo

Fórmula 1

Chuva e ameaça da Red Bull: os 5 motivos para não perder o GP do Canadá

REUTERS/Chris Wattie
Imagem: REUTERS/Chris Wattie

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

08/06/2016 06h00

Não é por acaso que o GP do Canadá costuma ser um dos mais aguardados no calendário da Fórmula 1. Afinal, um misto entre as características de uma pista curta e com freadas fortes, fazendo com que o grid ande mais próximo e que haja mais chances de ultrapassagens e um clima variado já trouxe muitas surpresas e reviravoltas para as corridas em Montreal.

Neste ano, com a Mercedes sentindo-se mais ameaçada do que nas últimas temporadas e a briga esquentando entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, a expectativa não é diferente. Confira os 5 motivos para ficar ligado na sétima etapa do campeonato:

1. Hamilton busca roubar liderança em circuito ‘talismã’: o circuito Gilles Villeneuve é um dos quais Lewis Hamilton mais se deu bem na carreira, com três poles e quatro vitórias. Em Montreal, o inglêsm tem a chance de aproveitar o bom momento após a vitória em Mônaco e roubar a liderança de Rosberg pela primeira vez no ano. Para isso, o piloto precisa ganhar e contar com um abandono do rival.

2. Red Bull busca comprovar que pode incomodar em qualquer tipo de pista: o próprio Daniel Ricciardo já adiantou que o GP do Canadá será fundamental para o time, que foi ao pódio nas últimas três etapas e venceu na Espanha, saber se poderá incomodar as Mercedes ao longo do ano. Afinal, trata-se de uma prova de fogo para o novo motor Mercedes.

3. Williams inicia sequência boa de pistas: com as retas longas, o circuito Gilles Villeneuve é positivo para o carro de Felipe Massa e Valtteri Bottas. O finlandês, inclusive, chegou ao pódio nesta etapa ano passado. A partir de Montreal, o time espera se recuperar e voltar a andar perto de Red Bull e Ferrari.

4. Expectativa de chuva: a previsão da semana em Montreal é de pancadas de chuva distrubuídas tanto pelos treinos livres de sexta-feira e sábado, quanto pela classificação e corrida. Como de costume em Montreal, a água não dá muito aviso de quando vai cair, e costuma causar surpresas.

5. A polêmica na Sauber continua: Os pilotos Felipe Nasr e Marcus Ericsson se tocaram nas duas últimas provas - em Mônaco, os dois chegaram a abandonar - e o clima é pesado dentro da equipe. Será que teremos mais um capítulo dessa briga interna em Montreal?

Os treinos livres para o GP do Canadá começam na sexta-feira, com duas sessões de 1h30 a partir das 11h e das 15h pelo horário de Brasília. A terceira sessão começa também às 11h do sábado. A classificação será disputada a partir das 14h e a corrida tem largada às 15h do domingo.

Fórmula 1