Fórmula 1

Mercedes defende Lewis Hamilton após 'branco' com configuração do volante

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

19/06/2016 14h12

Uma confusão com as configurações no volante da Mercedes atrapalhou a tentativa de recuperação de Lewis Hamilton no GP da Europa, disputado nas ruas de Baku, no Azerbaijão. O tricampeão não pôde usar toda a potência de seu motor durante boa parte da prova e chegou apenas em quinto depois de bater na classificação e largar em décimo. Com isso, viu a desvantagem em relação a Rosberg subir de nove para 24 pontos no campeonato.

Durante a corrida, Hamilton começou a ver luzes que avisavam que algo estava errado com as configurações de sua Mercedes. O inglês pediu ajuda via rádio ao engenheiro. Porém, como há uma limitação nas informações que podem ser passadas ao piloto, não obteve resposta.

“Não sei qual é o problema, então não tenho como dizer o que era. Comecei a corrida com uma configuração ligada, e depois de um tempo recebi mensagens dizendo que estava errado. Eu desliguei e liguei e não aconteceu nada. E depois o motor voltou ao normal umas 10 voltas depois”, explicou Hamilton.

“As configurações do motor estavam exatamente como deveriam, então não tinha ideia do que era o problema. Tentei algumas coisas, mas depois eu só voltei as configurações para o que tinha antes. Ficava olhando para o volante na reta porque o painel dizia que havia um erro de configuração, então comecei a mudar para ver onde estava o erro. Com 8 voltas para o final, o problema se resolveu sozinho.”

O vencedor da prova, Rosberg, teve um problema semelhante, mas teria conseguido normalizar a situação antes de Hamilton. “Acho que aconteceu o mesmo comigo, mas não tenho certeza. Vou só uma questão de acabar com isso usando a combinação certa de comandos”, disse o alemão.

Porém, a Mercedes explicou que os problemas não foram exatamente os mesmos. “Nico fez uma mudança durante a corrida que causou o problema”, anunciou o time. “Então quando lhe foi dito que era um problema como o modo, como permitido pela FIA, ele voltou para onde estava. Lewis estava com a configuração desde o início da corrida e não era óbvio que o problema estava sendo causado por isso. A questão fundamental é que era uma configuração que não estava funcionando direito, não foi culpa de piloto. Mas as regras da comunicação de rádio complicaram as coisas drasticamente: sem isso, tudo teria sido resolvido imediatamente.”

Niki Lauda também saiu em defesa de Hamilton. “Foi um problema com ambos os carros e Nico resolveu mais rápido do que Lewis. Não quero culpá-lo porque é muito complicado pilotar e compreender o que está acontecendo. Mas a banição [à comunicação] está aí e você tem de se adaptar.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Topo