Fórmula 1

Williams perde vantagem até mesmo em circuitos 'favoritos' em 2016

REUTERS/Maxim Shemetov
Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

22/06/2016 06h00

Após oito etapas disputadas no campeonato da Fórmula 1, já ficou claro que a vantagem do motor Mercedes já não é a mesma de quando a categoria passou por sua última grande mudança de regras, antes do início da temporada 2014. De lá para cá, os rivais têm, gradualmente, diminuído a vantagem que permitiu não apenas o bicampeonato de pilotos e equipes nos últimos dois anos dos alemães, mas também que clientes como a Williams colecionassem pódios.

Ainda que não tenha mais tanta vantagem com o motor, a Mercedes segue dominando por ter um conjunto superior. O mesmo, contudo, não acontece com a Williams, cuja filosofia do carro visa tirar proveito dessa potência a mais. E isso fez o time de Felipe Massa e Valtteri Bottas sair decepcionado até de uma pista teoricamente favorável para seu carro, em Baku, no Azerbaijão.

“Se você olhar principalmente a classificação, lógico que a Mercedes e a Force India ainda são muito fortes, mas a velocidade de reta da Ferrari e da Red Bull não é muito diferente. Acho que a equipe Mercedes só continua longe na frente porque eles têm um carro incrível. Mas a diferença do motor reduziu bastante e agora está bem próximo - ainda que isso seja mais em classificação do que em corrida”, explicou Felipe Massa ao UOL Esporte.

Massa salientou que, ainda que ele e Valtteri Bottas tenham conseguido bons desempenhos nos treinos livres nas últimas provas, a verdade acaba aparecendo aos sábados. “O que estamos vendo nas últimas classificações é que estamos lutando com Ferrari e Red Bull neste tipo de pista - foi o que aconteceu em Baku, Montreal e na Rússia também.”

A nova realidade é distinta dos anos anteriores, nos quais a Williams se colocava como segunda força em circuitos com mais retas, como os citados pelo piloto brasileiro.

A visão é a mesma do chefe de performance, Rob Smedley. “Está muito evidente que não há muita diferença [entre os motores] em classificação. “Não temos mais a vantagem - com ou sem asa móvel - que costumávamos ter. Todos os carros estão muito iguais.”

Com a tendência dos motores se equalizarem cada vez mais, uma vez que a FIA tem tomado uma série de medidas neste sentido - inclusive retirando as barreiras ao desenvolvimento a partir do ano que vem - a solução para a Williams é melhorar seu carro. Após chegar apenas em sexto em Baku, Bottas cobrou justamente isso. “Faltou aderência nas curvas. Fomos muito bem nas longas retas, o que me permitiu fazer algumas ultrapassagens, mas sofremos nas curvas", reclamou.

A Williams é atualmente a quarta colocada no campeonato, com 90 pontos e 50 a menos que a terceira, Red Bull, equipada com motor Renault. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Topo