Fórmula 1

Mesmo na pole, Hamilton teme estratégia diferente de Ferrari e Red Bull

JOE KLAMAR/AFP
Imagem: JOE KLAMAR/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

02/07/2016 18h00

Eles podem ter sido os mais rápidos do final de semana e terem feito os dois melhores tempos na classificação, ainda que Nico Rosberg tenha de largar em sexto devido a uma punição pela troca do câmbio, mas os pilotos da Mercedes não estão tão confiantes em relação ao que os espera no GP da Áustria, com largada às 9h.

Lewis Hamilton larga na pole, ao lado de Nico Hulkenberg, da Force India, time que vem de dois pódios nas últimas três corridas e cujo carro tem como qualidade causar pouco desgaste de pneus. Mas a ameaça, segundo o inglês, começa na segunda fila, com o quarto colocado Kimi Raikkonen.

Isso porque o finlandês é um dos quatro pilotos que vão largar com os pneus supermacios, bem mais resistentes que os ultramacios de Hamilton, que não escondeu seu temor quando soube da opção dos rivais. “Isso é ruim. Acho que o ultramacio não é um bom pneu para a corrida. Será difícil tirar muito desse pneu. Teremos um pouco de vantagem na largada porque o pneu ultramacio dá mais aderência, mas, nos treinos livres, meu pneu só durava 4 voltas. E os do Nico duravam 8 [o alemão, sentando ao lado do inglês, retruca que sua borracha não passou das 5 voltas nos treinos]. Mas vamos lidar com o que vier.”

O segundo piloto no grid com pneus supermacios é Daniel Ricciardo, sexto. “Ainda que não tenhamos ido muito bem no Q3 da classificação, pelo menos tomamos a decisão certa com o supermacio. E acho que isso vai nos ajudar na corrida.”

O australiano largará na frente de Nico Rosberg, outro que também se preocupa com o desgaste. “Os pneus serão uma dificuldade na corrida, mas a questão é que não sabemos como será, porque as temperaturas devem cair muito. Sabemos que, no calor, foi muito difícil, mas se esfriar pode melhorar bastante.”

Outro que está largando mais atrás que o habitual devido a uma punição pela troca do câmbio é Sebastian Vettel, nono no grid. Porém, o alemão é outro que adotou a estratégia de largar com o supermacio, lembrando que os pilotos do top 10 são obrigados a largar com os pneus com os quais fizeram seu melhor tempo no Q2.

“Achamos que é uma vantagem, caso contrário teríamos usado os ultramacios. E outros também tiveram o mesmo pensamento que nós”, observou.

Os brasileiros não foram bem na classificação e também esperam muitos problemas com os pneus. Felipe Massa vai largar em décimo, com os ultramacios, e disse ao UOL Esporte que concorda com a previsão de Hamilton de que o pneu não passe de cinco voltas na corrida. O único fator que pode ajudar quem larga com o composto mais aderente é a expectativa de queda de temperatura para o domingo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
UOL Esporte
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
AFP
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Redação
Redação
Blog do Carsughi
Da Redação
UOL Carros
Blog do Carsughi
Blog do Carsughi
Topo