Fórmula 1

Após punição a Rosberg, F-1 endurece regras de comunicação via rádio

Julianne Cerasoli

Do UOL, Budapeste (HUN)

21/07/2016 06h45

Após punir Nico Rosberg por receber ajuda dos engenheiros durante o GP da Inglaterra, a FIA decidiu mudar o texto da regra que proíbe os times de dar instruções aos pilotos durante as corridas.

A partir de agora, se uma equipe informar que existe algum tipo de problema, o piloto é obrigado a ir para os pits para reparar o que estiver errado.

Isso visa evitar que as equipes simplesmente aceitem a punição - que, no caso de Rosberg, foi de 10s, adicionados a seu tempo final de prova - e deem instruções. Pela regra anterior, as equipes só poderiam comunicar seus pilotos em caso de uma falha terminal iminente.
Com a nova regra, a perda de tempo será bem mais significativa.

No caso de Rosberg, a Mercedes tinha um problema de câmbio e o piloto foi informado, o que estaria dentro das regras. Porém, quando o engenheiro instruiu o piloto em como proceder para evitar a quebra, a FIA entendeu que a regra foi infringida.

Segundo o documento da FIA, serão permitidas mensagens que “indiquem um problema no carro e que devam incluir uma instrução irreversível para entrar nos pits e retificar o problema ou abandonar”.

No caso de mudanças que podem ser feitas pelo volante, a FIA determina que as “instruções para a seleção de configurações só podem ser feitas pelo único propósito de evitar a perda de função de um sensor ou controlador cuja degradação ou fala não foi detectada pelo software onboard.” Porém, caso isso ocorra, o time precisa demonstrar à FIA que o carro realmente tinha um problema.

A respeito de danos, as regras agora dizem que os pilotos só podem ser informados de que há problemas com sua carenagem, e não de outros componentes.

Outra mudança na regra permite que instruções sejam dadas para carros que estejam no pitlane. Assim, no caso de um problema, o piloto pode entrar nos pits e receber a mensagem sem ter de parar.

Os treinos livres para o GP da Hungria serão realizados em duas sessões de 1h30 a partir das 5h e das 9h da sexta-feira pelo horário de Brasília. A terceira sessão, de 1h, começa às 6h do sábado, pouco antes da classificação, às 9h. A largada está marcada também para as 9h, do domingo. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Topo