Fórmula 1

Após apresentação 'chocante', até Hamilton aprova adoção de halo na F-1

Charles Coates/Getty Images
Vettel testa dispositivo nos treinos livres em Silverstone Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

26/07/2016 06h00

Uma apresentação coordenada pelo diretor de prova da F-1 Charlie Whiting, o diretor de segurança Laurent Mekies e consultor de segurança Andy Mellor durante o final de semana em Budapeste fez o halo ganhar mais adeptos entre os pilotos. Dentre eles, um dos maiores opositores à novidade, que busca aumentar a segurança na região da cabeça: Lewis Hamilton.

O inglês se disse convencido pelas explicações, classificadas de “chocantes” para alguns pilotos, com exemplos de acidentes dos últimos 20 anos na própria F-1 e em categorias de base, detalhando como o dispositivo teria se comportado.

A apresentação também contou com um vídeo dos testes feitos com a solução desenvolvida pela Red Bull, a aerotela, que acabou não sendo aprovada pela FIA, pelo menos para o próximo ano.

Com as novas informações, Hamilton se disse convencido de que a adoção do halo é importante. “Acho que não podemos ignorar isso. É uma questão de segurança e todos temos de aceitar. O sistema aumenta em 17% a chance de sobrevivência em um acidente sério”, disse o inglês, que continua esperando que “haja alguma maneira de torná-lo mais bonito.”

Outro que se mostrou impressionado com a apresentação foi Carlos Sainz, da Toro Rosso. “Acho que os slides que nos mostraram hoje junto com as imagens, foram bastante chocantes", disse o espanhol, que faz sua segunda temporada an F-1. "Deu para ver o que ele faz e quantas vidas poderiam ter sido salvas. Os pilotos podem odiá-lo, e nós sabemos que não é o DNA do nosso esporte, mas quando você analisa, ele realmente faz sentido. Eu não gosto disso, mas é algo que mesmo não gostando, é como quando seu pai lhe diz que você está errado. Você sabe que ele está certo, mas você não quer admitir.”

A apresentação, contudo, não conseguiu convencer todos. Daniil Kvyat, também da Toro Rosso, se mostrou reticente quanto à introdução do halo. "Os argumentos que nos deram em relação à segurança foram fortes. Obviamente, se você realmente quiser, podemos fazer a F-1 completamente estéril e completamente segura, mas o ponto de interrogação é onde temos de parar. Eu não sei se já é um passo muito além ou se estamos nessa fronteira com o halo. Eu já disse muitas vezes que quando venho para a pista, sei que pode ser meu último dia. Não estou tentando ser um herói mas, no final, a F-1 é um show. E por isso que é tão popular."

Votação nesta semana
A introdução do sistema a partir do ano que vem será colocada em votação nesta semana no Grupo de Estratégia. É necessário que a novidade seja aprovada por unanimidade para que a questão seja levada para a Comissão de F-1, que dará o veredicto final.

A Red Bull já se colocou contra, assim como o promotor Bernie Ecclestone, que também tem direito a voto. Porém, a FIA poderia usar seu poder de veto para colocar a novidade em prática por motivos de segurança, ainda que o presidente Jean Todt tenha garantido na última reunião que não usará a tática.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Topo