Fórmula 1

Pole polêmica de Rosberg promete dar o que falar em reunião de pilotos hoje

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Hockenheim (ALE)

29/07/2016 06h00

A decisão dos comissários de não punir Nico Rosberg depois que o alemão conquistou a pole position do GP da Hungria sob bandeira amarela dupla promete dar muito o que falar na reunião dos pilotos nesta sexta-feira em Hockenheim, palco da 12ª etapa do campeonato.

Os pilotos se mostraram contra a decisão, uma vez que o regulamento aponta que, sob bandeiras amarelas duplas, o que significa que um carro está na área de escape e fiscais estão trabalhando na pista, o piloto tem de “reduzir significativamente a velocidade e estar preparado para parar”. Rosberg, porém, perdeu apenas um décimo e não foi considerado culpado.

Max Verstappen lembrou que, na classificação da Hungria, o fato da pista estar secando contribuiu para que a perda de tempo do alemão não fosse tão significativa, mas pediu mais clareza dos comissários.

“No geral, Budapeste foi uma situação estranha porque você sabe que será mais rápido porque a pista estava secando. Acho que, quando você chega em bandeira amarela, deve estar preparado para parar e, em uma pista que está secando, mesmo quando tira um pouco o pé, você melhora o tempo”, disse o holandês, ouvido pelo UOL Esporte na Alemanha.

“Em uma situação normal, os pilotos têm se comportado muito bem, mas naquela situação sabiam que iam melhorar de qualquer maneira e só levantaram um pouco torcendo para que os comissários considerassem o suficiente. Mas quando todos tiram o pé e só um consegue o melhor setor da pista e faz a pole, acho que é um louco… no limite. Agora até os pilotos de categorias menores acham que podem perder um décimo e tudo bem. Para mim, uma bandeira amarela dupla é o fim de sua volta. Acho que seria melhor considerar a volta abortada. Porque nessa situação você tem de estar preparado para parar.”

Felipe Massa foi outro que se mostrou descontente com a decisão e também pediu mais esclarecimentos em relação a quanto o piloto tem de perder sob bandeira amarela dupla.

“É importante que os pilotos saibam 100% o que fazer. No passado, sabíamos que precisávamos tirar muito o pé com as bandeiras amarelas duplas. E certamente não foi o que aconteceu na classificação e também não era o que estava acontecendo antes do acidente do Jules porque eles não estavam penalizando ninguém. Os pilotos estavam mais rápidos do que deveriam e talvez tenha sido por isso que Jules teve o acidente dele - ele estava tirando o pé tanto quanto a maioria estava fazendo na época.  Mas quanto precisamos desacelerar? Meio segundo? Um segundo? Não sei. Sabemos que precisamos desacerelar, mas quanto?”

Os pilotos levarão esta questão à reunião que sempre fazem com o diretor de prova, Charlie Whiting, nas sextas-feiras anteriores aos GPs. “Vou levar comida e bebida para a próxima reunião, porque vai ser longa”, brincou Nico Hulkenberg.

“Acho que não devemos mudar nossa mentalidade por causa do que aconteceu semana passada”, defendeu Sebastian Vettel. “Devemos continuar sabendo que, quando alguém está em perigo, os fiscais podem estar na pista e isso significa que devemos estar preparados para levantar o pé.”

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
AFP
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo