Fórmula 1

Lewis Hamilton aproveita dia ruim de Rosberg, vence e amplia vantagem

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Hockenheim (ALE)

31/07/2016 10h34

Em quase uma repetição da história do GP da Hungria, Lewis Hamilton passou Nico Rosberg na largada para vencer com tranquilidade o GP da Alemanha. Porém, ao contrário da etapa do último final de semana, quando chegou em segundo, desta vez os primeiros metros ruins acabaram custando caro para o piloto da casa, que foi apenas o quarto e viu a desvantagem no campeonato subir de seis para 19 pontos.

Aproveitando a oportunidade, a Red Bull completou o pódio com Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Do lado dos brasileiros, contudo, o dia não foi bom: Felipe Massa esteve lento desde as primeiras voltas e a Williams, suspeitando de um problema mecânico, decidiu abandonar a prova. Já Felipe Nasr largou bem, mas não conseguiu manter o ritmo e também acabou abandonando com seis voltas para o fim.

Largando da pole, Rosberg teve uma primeira volta bastante complicada, perdendo quatro posições na primeira curva e brigando no meio das Ferrari e das Red Bull para fechar o primeiro giro em quarto. Com isso, Hamilton se aproveitou para tomar a ponta, com Verstappen passando Ricciardo na primeira curva para assumir o segundo posto. Felipe Massa manteve o décimo posto, enquanto Felipe Nasr ganhou quatro posições na largada e subiu para 17º.

Rosberg foi para cima de Ricciardo na segunda volta e os dois ficaram lado a lado por várias curvas, mas o alemão não conseguiu fazer a ultrapassagem.

Enquanto isso, mais atrás, Massa tinha dificuldades com a traseira da Williams e perdia posições, obrigando a equipe a antecipar seu primeiro pit stop, antes da décima volta.

Quem também optou pela antecipação foi Rosberg, tentando superar Ricciardo nos boxes. Porém, a parada não foi boa e o alemão continuou atrás das duas Red Bull. Com isso, após as primeiras paradas, o top 10 tinha Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Rosberg, Vettel, Raikkonen, Bottas, Grosjean, Hulkenberg e Gutierrez e, entre os ponteiros, apenas Verstappen e Rosberg optaram por seguir com o composto supermacio.

Punição para Rosberg
O alemão e o holandês foram os primeiros a fazer a segunda parada e o piloto da Mercedes voltou colado, fazendo a ultrapassagem em cima da Red Bull. Porém, os comissários julgaram que o vice-líder do campeonato forçou Verstappen para fora da pista e lhe deram uma punição de 5s.

Enquanto isso, os problemas de Massa continuavam, a ponto da Williams fazer uma longa parada nos boxes para tentar descobrir o que havia de errado com o carro. O brasileiro caiu para 19º, uma posição à frente de Nasr, e poucas voltas depois abandonou.

Após todos os pilotos terem feito dias paradas, na volta 34, o top 10 tinha Hamilton, Rosberg, Verstappen, Ricciardo, Vettel, Raikkonen, Bottas, Hulkenberg, Button e Alonso. Na volta 39, os carros da Red Bull inverteram posições, pois Ricciardo estava mais rápido até que Rosberg e ia à caça do alemão, que tinha apenas 3s de vantagem.

Como Rosberg teve de cumprir sua punição na terceira e última parada, acabou sendo superado por ambas as Red Bull, saindo para quarto. Tranquilo na ponta por toda a prova, até mesmo com a garoa que dificultou a vida dos pilotos nas últimas voltas, Hamilton viu o companheiro fora do pódio pela segunda vez nas últimas cinco corridas e vai para a pausa de quatro semanas em agosto com a maior vantagem que teve no campeonato desde a conquista do título do ano passado.

Daniel Ricciardo e Max Verstappen completaram o pódio, seguidos por Rosberg, Vettel, Raikkonen, Hulkenberg, Button, Bottas e Perez no top 10.

O campeonato tem nove etapas para o final e 225 pontos em jogo. A próxima corrida será na Bélgica, dia 28 de agosto, quando acredita-se que Hamilton será punido por usar o sexto motor do ano.

Resultado após 67 voltas:

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes - 1h30min44s200
2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +06s900
3. Max Verstappen NED Red Bull-Renault +13s400
4. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +15s800
5. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +32s500
6. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +37s000
7. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +70s000
8. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1 volta
9. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 volta

11. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
12. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 volta
13 Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 volta
14. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
15. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari +1 volta
16. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 volta
17. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +2 voltas
18. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +2 voltas
19. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +2 voltas
20. Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +2 voltas

Abandonaram:

Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 57 voltas completadas
Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 37 voltas completadas

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo