Fórmula 1

Pilotos reclamam de adiamento do halo e pedem pressa na adoção de proteção

Charles Coates/Getty Images
Apenas os pilotos da Ferrari e da Red Bull testaram o halo até agora Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

02/08/2016 06h00

A falta de testes e a pesquisa de novas soluções que gerem menos problemas de visibilidade e sejam mais atrativas para o público em geral fizeram a Fórmula 1 adiar a introdução do halo ou de qualquer outro tipo de proteção para o cockpit. Porém, a decisão não agradou os pilotos, convencidos de que a dispositivo deveria ser usado a partir do ano que vem.

Perguntado pelo UOL Esporte se os pilotos ficaram convencidos com as explicações dadas pela FIA para o adiamento da introdução da proteção, Felipe Massa disse que, por um lado, entende a decisão. Por outro, quer, como seus colegas, que a segurança na região da cabeça seja aumentada o mais rápido possível.

“A maioria dos pilotos é a favor da segurança. Sempre tem aquele que quer aparecer, que diz que não liga, que o carro é seguro. Mas a maioria é a favor de continuar melhorando a segurança. Ao mesmo tempo, é difícil ter certeza porque eu, por exemplo, nunca testei o halo. O mais importante agora é fazer os pilotos andarem para termos a resposta. Mas não uma volta, e sim fazer um treino. Aí vamos ter a certeza se é ruim para a visibilidade ou se é tão feio assim.”

De acordo com Sebastian Vettel, existe um plano para que todos os pilotos utilizem a proteção nos treinos das duas próximas etapas, na Bélgica e na Itália.

Felipe Nasr também se diz a favor do halo, mas é outro que quer mais testes .”Acho que ainda tem muito para ser validado. Eu sou a favor da introdução desta proteção, mas acho que eles precisam de um tempo para testar todas as possibilidades. A maioria está a favor da introdução o quanto antes.”

Para Nico Rosberg, contudo, a justificativa da falta de testes não é suficiente. “Não entendo a decisão porque poderíamos ter testado isso na Alemanha, ou podemos fazer em Spa. A grande maioria dos pilotos concorda que precisamos colocar isso no carro o quanto antes. Faz sentido e é um grande passo em termos de segurança, então é desapontador ouvir que não vai estar no carro ano que vem.”

São poucos os pilotos quem ainda se opõem ao halo, entre eles Daniil Kvyat. “A F-1 é um esporte público e não é a melhor coisa para ter no carro. A aparência não é boa e, na minha opinião, já temos níveis muito altos de segurança.”

Até mesmo Lewis Hamilton, que inicialmente criticou muito a medida, espera a introdução do halo o quanto antes. “Se tivermos o azar de ter um incidente no próximo um ano e meio, sabendo que teríamos uma solução que poderia ajudar, seria muito ruim. Considerando que sabemos o que fazer e que as equipes poderiam colocar isso no carro ano que vem, espero que ninguém se machuque nesse período de tempo, incluindo eu mesmo”, declarou o tricampeão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Topo