Fórmula 1

Dos pódios ao meio do pelotão: 5 motivos para a queda da Williams em 2016

FERENC ISZA/AFP
Imagem: FERENC ISZA/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

03/08/2016 06h00

Ninguém dentro da Williams nega a decepção com a falta de resultados nesta temporada. Terceira colocada no mundial dos últimos dois anos, a equipe de Felipe Massa e Valtteri Bottas não apenas perdeu o posto para a Red Bull, como está bastante longe da briga pelos pódios, só tendo chegado entre as três primeiras em uma oportunidade neste ano. A queda é ainda mais evidente na tabela do mundial, em que o time ocupa a quarta posição, mas se vê ameaçada por Force India e McLaren: foram 98 pontos depois de 12 etapas disputadas. Neste mesmo ponto da temporada passada, o time somava 188. E em 2014, 150 pontos.

Mas por que a WIlliams caiu tanto neste ano? Confira os 5 principais motivos:

1. Vai-e-vem de peças: Talvez a grande marca desta temporada na Williams seja a constante alternância entre diferentes versões das peças utilizadas. O time teve muita dificuldade, especialmente nas últimas provas, para encontrar a melhor combinação entre as novidades que levou à pista, e se viu obrigado, em algumas ocasiões, a usar peças antigas mesmo tendo outras versões.

2. Dificuldades de acerto do carro: O fato de o time ter dúvidas nas escolhas da melhor configuração aerodinâmica do carro e de ficar constantemente testando novas combinações acabou prejudicando também o acerto do carro, pois as informações obtidas durante os treinos livres muitas vezes não se confirmaram aos domingos ou levaram o time a caminhos errados.

3. Pressões de pneus mais altas: Com a determinação da Pirelli da adoção de pressões de pneus mínimas muitas vezes 4psi mais altas neste ano, devido ao aumento da velocidade dos carros, a Williams passou a sofrer. Por ter um carro que gera menos pressão aerodinâmica que os rivais diretos, o time passou a contar com menos aderência mecânica vinda do maior contado da borracha com o asfalto ocasionado pelo uso de pressões mais baixas e, com isso, temos visto Massa e Bottas sofrer com o desgaste dos pneus em várias provas.

4. Nível mais equilibrado entre os motores: No terceiro ano do desenvolvimento das unidades de potência V6 turbo híbridas, a vantagem que a Mercedes tinha no início de 2014, grande responsável pelo ressurgimento da Williams naquela temporada, diminuiu consideravelmente. Como o carro do time de Massa é pensado para usar ao máximo essa vantagem, tal queda é mais clara no caso da Williams do que dos atuais bicampeões mundiais.

5. Crescimento dos rivais: Não foram apenas as unidades de potência de Ferrari, Renault e Honda que melhoraram, os carros dos times do meio do pelotão também evoluíram. Com mais recursos financeiros que a Williams, Red Bull e McLaren deram saltos importantes, mas mesmo times como Force India e Toro Rosso demonstraram uma evolução mais rápida que a equipe de Grove.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Esporte Ponto Final
UOL Esporte
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo