Fórmula 1

Vettel quer motor V12 e 'limpa' no volante: 'Só precisamos de dois botões'

FERENC ISZA/AFP
Imagem: FERENC ISZA/AFP

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

12/08/2016 06h00

Um motor de alta tecnologia e complexidade, mas bem mais silencioso do que os utilizados até poucos anos atrás, um volante que mais parece um painel de avião, permitindo uma série de ajustes mesmo durante as corridas, câmbio com marchas trocadas por meio de borboletas. Não são poucos os fãs que acreditam que os pilotos da Fórmula 1 atual têm uma vida muito mais fácil do que há 20 ou 30 anos.

Porém, para Sebastian Vettel, os pilotos do atual grid não teriam problema algum se a categoria voltasse no tempo. Para o alemão, inclusive, seria até melhor voltar a correr com menos ajudas e simplificar a competição do ponto de vista tecnológico.

“Se querem mudar alguma coisa, deveriam mudar os carros”, defendeu o alemão, propondo um revival dos anos 1980. “Vamos voltar aos motores V12, câmbio manual, apenas dois botões no volante - um para limitar a velocidade no pit e outro com rádio só para confirmar que estamos entrando.”

Vettel explicou que é a complexidade dos carros atuais que geram a necessidade de tantos comandos, até porque a telemetria bidirecional, que permitia que ajustes fossem feitos diretamente pelas equipes e que chegou a ser utilizada por cerca de uma década na F-1, até 2003, está proibida. Assim, o acionamento de uma série de botões virou função do piloto.

“Todos os botões que temos no volante hoje em dia estão ali por um motivo. Não é culpa nossa que os carros são tão complicados atualmente e que precisamos de um manual de instruções enorme e um volante cheio de botões para usarmos”, defendeu o tetracampeão, um dos maiores críticos das complicadas unidades de potência híbridas utilizadas pela F-1 desde 2014.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Redação
Redação
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Topo